15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre educação alimentar e nutricional

1. Oficina de Receitas Saudáveis: Os alunos podem participar de uma oficina onde aprendem a preparar receitas saudáveis. Essa atividade pode incluir a pesquisa de ingredientes, a elaboração de um cardápio e a prática de cozinhar. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Alimentação: Criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre os grupos alimentares e a importância de uma dieta equilibrada. Os alunos podem desenvolver perguntas e respostas sobre nutrição. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Visita a uma Feira Livre: Organizar uma visita a uma feira livre para que os alunos conheçam os alimentos frescos e locais. Eles podem entrevistar os vendedores sobre a origem dos produtos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de um Diário Alimentar: Os alunos devem manter um diário alimentar por uma semana, registrando tudo o que comem. Em seguida, podem analisar seus hábitos alimentares e discutir melhorias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Debate sobre Alimentação Sustentável: Promover um debate em sala de aula sobre a importância da alimentação sustentável e como ela impacta o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde personagens discutem a importância de uma alimentação saudável. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Pesquisa sobre Alimentos Típicos: Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os alimentos típicos de diferentes regiões do Brasil e apresentar suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividade de Jardinagem: Criar uma horta na escola onde os alunos possam plantar e cuidar de vegetais. Essa atividade ensina sobre o cultivo e a importância dos alimentos frescos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Cartazes Educativos: Os alunos podem criar cartazes informativos sobre os benefícios de diferentes grupos alimentares e expô-los na escola. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Oficina de Etiquetas Nutricionais: Ensinar os alunos a ler e interpretar etiquetas nutricionais de alimentos. Eles podem trazer rótulos de casa e discutir as informações contidas neles. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Desafio do Prato Saudável: Propor um desafio onde os alunos devem montar um prato saudável utilizando os alimentos disponíveis. A atividade pode incluir a apresentação dos pratos e a explicação dos benefícios. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Visita a uma Cozinha Comunitária: Organizar uma visita a uma cozinha comunitária para que os alunos vejam como a alimentação saudável é preparada e servida para a comunidade. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de um Blog sobre Alimentação: Os alunos podem criar um blog onde compartilham receitas saudáveis, dicas de nutrição e experiências pessoais relacionadas à alimentação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Experiência de Degustação: Realizar uma atividade de degustação de diferentes frutas e vegetais, incentivando os alunos a descreverem os sabores e texturas. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Campanha de Conscientização: Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre a importância da alimentação saudável, utilizando redes sociais e materiais impressos. Habilidade BNCC: EF15LP15.