15 Ideias de Atividades (BNCC) artes música

1. Criação de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, latas e papelão. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, além de proporcionar uma experiência prática em música. Os códigos das habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR01 e EF15AR02.

2. Dança e Movimento: Expressão Corporal

Proponha uma atividade onde os alunos devem criar uma coreografia em grupo, utilizando diferentes estilos de dança. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal, além de promover o trabalho em equipe. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15AR03 e EF15AR04.

3. Pintura Coletiva com Temas Musicais

Organize uma pintura coletiva onde os alunos devem representar suas músicas favoritas em uma grande tela. Essa atividade incentiva a colaboração e a interpretação artística, além de permitir que os alunos explorem diferentes técnicas de pintura. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR05 e EF15AR06.

4. Criação de uma Banda Escolar

Forme uma banda com os alunos, onde cada um pode tocar um instrumento ou cantar. Essa atividade promove a socialização e o aprendizado musical, além de desenvolver habilidades de escuta e harmonia. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15AR07 e EF15AR08.

5. Teatro de Sombras com Música

Os alunos podem criar um teatro de sombras que conte uma história musical. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de permitir que os alunos explorem a relação entre som e imagem. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR09 e EF15AR10.

6. Composição de Letras de Música

Proponha que os alunos escrevam letras de músicas sobre temas relevantes para eles. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita e a expressão de sentimentos e ideias. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15AR11 e EF15AR12.

7. Aulas de Música com Diferentes Culturas

Explore a música de diferentes culturas com os alunos, apresentando instrumentos e ritmos variados. Essa atividade enriquece o conhecimento cultural e promove a diversidade. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR13 e EF15AR14.

8. Criação de um Vídeo Musical

Os alunos podem gravar um vídeo musical onde eles interpretam uma canção ou uma coreografia. Essa atividade desenvolve habilidades tecnológicas e de apresentação, além de estimular a criatividade. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15AR15 e EF15AR16.

9. Análise de Letras de Música

Realize uma atividade de análise de letras de músicas, discutindo temas, sentimentos e a mensagem que elas transmitem. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a interpretação textual. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR17 e EF15AR18.

10. Festival de Talentos Musical

Organize um festival de talentos onde os alunos podem se apresentar com suas habilidades musicais, seja cantando, tocando um instrumento ou dançando. Essa atividade promove a autoconfiança e a valorização das habilidades individuais. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15AR19 e EF15AR20.

11. Criação de um Mural Musical

Os alunos podem criar um mural que represente diferentes estilos musicais, utilizando colagens, desenhos e pinturas. Essa atividade estimula a pesquisa e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR21 e EF15AR22.

12. Oficina de Percussão Corporal

Realize uma oficina de percussão corporal, onde os alunos aprendem a criar ritmos utilizando apenas o corpo. Essa atividade desenvolve a coordenação e a musicalidade, além de ser uma forma divertida de explorar a música. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15AR23 e EF15AR24.

13. Estudo de Compositores Famosos

Proponha uma pesquisa sobre compositores famosos e suas obras, apresentando os resultados para a turma. Essa atividade enriquece o conhecimento musical e desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR25 e EF15AR26.

14. Jogo de Rítmica Musical

Crie um jogo onde os alunos devem reproduzir ritmos apresentados pelo professor. Essa atividade estimula a escuta ativa e a coordenação motora, além de ser uma forma lúdica de aprender música. As habilidades BNCC relacionadas são: EF15AR27 e EF15AR28.

15. Criação de um Podcast Musical

Os alunos podem criar um podcast onde discutem suas músicas favoritas, artistas e estilos musicais. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia, além de promover o compartilhamento de ideias. As habilidades BNCC correspondentes são: EF15AR29 e EF15AR30.