15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre afrodescendentes

1. Pesquisa sobre Personalidades Afrodescendentes

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre personalidades afrodescendentes que tiveram um impacto significativo na história do Brasil. Essa atividade pode incluir figuras como Zumbi dos Palmares, Machado de Assis e Maria da Penha. Os estudantes devem apresentar suas descobertas em forma de um cartaz ou apresentação oral, destacando a contribuição de cada figura para a sociedade. Habilidade BNCC: EM13CHS101.

2. Criação de um Mural da Diversidade

Os alunos podem criar um mural que represente a diversidade cultural afro-brasileira. Eles podem incluir imagens, textos e símbolos que refletem a cultura afrodescendente, como danças, músicas, e tradições. Essa atividade promove a valorização da cultura e a reflexão sobre a identidade. Habilidade BNCC: EM13CHS102.

3. Leitura de Obras de Autores Afrodescendentes

Os alunos podem ler obras de autores afrodescendentes, como Conceição Evaristo e Jorge Amado. Após a leitura, eles devem discutir em grupos os temas abordados nas obras e como esses temas se relacionam com a realidade atual. Habilidade BNCC: EM13LP12.

4. Debate sobre Racismo e Preconceito

Promover um debate em sala de aula sobre racismo e preconceito, abordando a importância da igualdade racial e os desafios enfrentados pela população afrodescendente. Os alunos podem pesquisar dados e estatísticas para embasar suas argumentações. Habilidade BNCC: EM13CHS103.

5. Produção de um Vídeo Documentário

Os alunos podem produzir um vídeo documentário que retrate a história da cultura afro-brasileira em sua cidade ou região. Essa atividade envolve pesquisa, entrevistas e edição de vídeo, permitindo que os alunos explorem a história local. Habilidade BNCC: EM13CHS104.

6. Oficina de Danças Afro-Brasileiras

Realizar uma oficina de danças afro-brasileiras, onde os alunos aprendem sobre a importância dessas danças na cultura afrodescendente. Além de aprender os passos, os alunos podem discutir a história e o significado de cada dança. Habilidade BNCC: EM13EF15.

7. Criação de um Livro de Receitas Afro-Brasileiras

Os alunos podem pesquisar e compilar receitas tradicionais afro-brasileiras, como acarajé e moqueca. O resultado pode ser um livro de receitas que também inclua a história de cada prato e sua importância cultural. Habilidade BNCC: EM13CHS105.

8. Estudo sobre a Religiosidade Afro-Brasileira

Os alunos podem estudar as religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda, e suas influências na cultura brasileira. A atividade pode incluir visitas a terreiros ou entrevistas com praticantes. Habilidade BNCC: EM13CHS106.

9. Criação de Poemas e Contos Inspirados na Cultura Afro-Brasileira

Os alunos podem escrever poemas ou contos inspirados na cultura afro-brasileira, utilizando elementos da oralidade e da tradição. Essa atividade estimula a criatividade e a valorização das narrativas afrodescendentes. Habilidade BNCC: EM13LP13.

10. Visita a Museus ou Exposições sobre Cultura Afro-Brasileira

Organizar uma visita a museus ou exposições que abordem a cultura afro-brasileira. Após a visita, os alunos podem fazer uma reflexão escrita sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com a história do Brasil. Habilidade BNCC: EM13CHS107.

11. Criação de uma Linha do Tempo da História Afro-Brasileira

Os alunos podem criar uma linha do tempo que destaque os principais eventos da história afro-brasileira, desde a chegada dos africanos ao Brasil até os dias atuais. Essa atividade ajuda a compreender a trajetória e as lutas da população afrodescendente. Habilidade BNCC: EM13CHS108.

12. Discussão sobre a Representatividade na Mídia

Promover uma discussão sobre a representatividade de afrodescendentes na mídia, analisando filmes, séries e programas de TV. Os alunos podem apresentar exemplos de representações positivas e negativas e discutir o impacto dessas representações na sociedade. Habilidade BNCC: EM13CHS109.

13. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes que promovam a conscientização sobre a importância da igualdade racial e do respeito à diversidade. Esses cartazes podem ser expostos na escola, promovendo um ambiente de respeito e inclusão. Habilidade BNCC: EM13CHS110.

14. Estudo sobre a Influência da Música Afro-Brasileira

Os alunos podem estudar a influência da música afro-brasileira, como o samba e o funk, e sua relação com a cultura e a identidade afrodescendente. A atividade pode incluir a análise de letras e a criação de uma apresentação musical. Habilidade BNCC: EM13AR01.

15. Criação de um Blog sobre Cultura Afro-Brasileira

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, histórias e reflexões sobre a cultura afro-brasileira. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a troca de ideias entre os alunos. Habilidade BNCC: EM13LP14.