15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre multiplicação 5º ano

1. Jogo da Multiplicação com Dados

Uma atividade lúdica que envolve o uso de dados para praticar a multiplicação. Os alunos jogam dois dados e multiplicam os números que saem. Essa atividade pode ser feita em duplas ou grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA09).

2. Cartões de Flash com Multiplicação

Os alunos criam cartões de flash com diferentes problemas de multiplicação. Cada cartão deve conter uma multiplicação em um lado e a resposta no outro. Essa atividade ajuda na memorização e na prática contínua. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA08).

3. Multiplicação em Grupos

Dividir a turma em grupos e propor um desafio de multiplicação. Cada grupo deve resolver um conjunto de problemas e apresentar suas soluções para a turma. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a comunicação. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA09).

4. Bingo da Multiplicação

Criar um jogo de bingo onde os números das cartelas são produtos de multiplicação. O professor chama as multiplicações e os alunos marcam os resultados. Essa atividade é divertida e reforça o aprendizado. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA08).

5. Problemas de Multiplicação em Contexto

Propor problemas de multiplicação que envolvem situações do cotidiano, como compras em supermercado ou receitas. Os alunos devem resolver os problemas e apresentar suas soluções. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA10).

6. Multiplicação com Material Manipulativo

Utilizar objetos como blocos ou contadores para representar visualmente a multiplicação. Os alunos podem montar grupos de objetos para entender melhor o conceito. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA07).

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem problemas de multiplicação. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conteúdo. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA10).

8. Jogo de Tabuleiro da Multiplicação

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver problemas de multiplicação. Essa atividade combina diversão e aprendizado. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA09).

9. Desafio da Multiplicação Rápida

Realizar um torneio de multiplicação rápida, onde os alunos competem para resolver problemas em um tempo determinado. Essa atividade incentiva a agilidade e a concentração. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA08).

10. Multiplicação com Música

Criar uma música ou rap que ensine as tabuadas de multiplicação. Os alunos podem apresentar suas criações, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA07).

11. Multiplicação em Duplas

Os alunos trabalham em duplas para resolver um conjunto de problemas de multiplicação. Essa atividade promove a colaboração e a troca de conhecimentos. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA09).

12. Jogo da Memória da Multiplicação

Criar um jogo da memória com pares de multiplicações e seus resultados. Os alunos devem encontrar os pares corretos, o que ajuda na fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA08).

13. Multiplicação com Tecnologia

Utilizar aplicativos ou jogos online que ensinam multiplicação. Os alunos podem jogar em casa ou na escola, tornando o aprendizado mais interativo. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA10).

14. Estudo de Casos

Apresentar casos reais onde a multiplicação é utilizada, como em construções ou na indústria. Os alunos devem discutir e apresentar suas análises. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA09).

15. Criação de Gráficos

Os alunos coletam dados sobre um tema de interesse e utilizam a multiplicação para criar gráficos. Essa atividade integra matemática com outras disciplinas, como ciências e geografia. Habilidade BNCC: MATHEMATICS (EF05MA10).