15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia séries iniciais

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a construção de um mapa mundi interativo utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem representar diferentes países com bandeiras feitas de papel e colá-las no mapa. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.1, que aborda a localização de países e continentes.

2. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Geografia

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre geografia, onde cada pergunta está relacionada a características de diferentes regiões do Brasil. Essa atividade estimula o conhecimento sobre a diversidade geográfica e está alinhada à habilidade GE1.2, que trata da identificação de características geográficas.

3. Criação de um Diário de Viagem

Os alunos podem criar um diário de viagem fictício, onde descrevem lugares que gostariam de visitar, incluindo informações sobre a geografia, clima e cultura. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE1.3, que envolve a compreensão das relações entre os diferentes elementos do espaço geográfico.

4. Estudo de Mapas Climáticos

Os alunos podem estudar diferentes mapas climáticos do Brasil e do mundo, identificando as características de cada região. A atividade pode incluir a criação de um mural com as informações coletadas, alinhando-se à habilidade GE1.4, que aborda a análise das condições climáticas.

5. Apresentação de Projetos sobre Cidades

Os alunos podem desenvolver projetos sobre cidades brasileiras, apresentando informações sobre sua localização, população e características geográficas. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.5, que envolve a análise das características das cidades.

6. Jogo de Tabuleiro Geográfico

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas sobre geografia, onde cada casa representa uma característica geográfica. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE1.6, que trata do reconhecimento de elementos do espaço geográfico.

7. Pesquisa sobre Biomas Brasileiros

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os diferentes biomas do Brasil, apresentando suas características e a importância da preservação. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.7, que aborda a diversidade dos biomas e suas relações com o meio ambiente.

8. Criação de um Mapa de Riquezas Naturais

Nesta atividade, os alunos podem criar um mapa que represente as riquezas naturais de uma determinada região do Brasil, como minerais, vegetação e fauna. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE1.8, que envolve a análise dos recursos naturais.

9. Simulação de Comércio Internacional

Os alunos podem participar de uma simulação de comércio internacional, onde representam diferentes países e negociam produtos. Essa atividade está alinhada à habilidade GE1.9, que aborda as relações econômicas entre os países.

10. Estudo de Casos de Desastres Naturais

Os alunos podem estudar casos de desastres naturais que ocorreram no Brasil e no mundo, analisando suas causas e consequências. Essa atividade se relaciona com a habilidade GE1.10, que envolve a compreensão dos fenômenos naturais e suas implicações.