15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentação saudável 8º ano

1. Criação de um Cardápio Semanal

Nesta atividade, os alunos devem criar um cardápio semanal que inclua refeições saudáveis, considerando a pirâmide alimentar. Eles devem pesquisar e selecionar receitas que utilizem ingredientes frescos e nutritivos. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF08CI05, que aborda a importância da alimentação equilibrada e saudável.

2. Debate sobre Alimentação Saudável

Os alunos participarão de um debate em sala de aula sobre os benefícios e malefícios de diferentes tipos de alimentos. Eles devem se preparar com informações baseadas em pesquisas e estudos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico. Essa atividade atende à habilidade EF08LP08, que estimula a argumentação e a defesa de pontos de vista.

3. Produção de Vídeo sobre Receitas Saudáveis

Os alunos deverão produzir um vídeo curto onde ensinam a preparar uma receita saudável. Eles devem explicar os benefícios dos ingredientes utilizados e como a receita se encaixa em uma alimentação equilibrada. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF08AR02, que envolve a criação e apresentação de produções audiovisuais.

4. Pesquisa sobre Alimentos Processados

Os alunos realizarão uma pesquisa sobre os efeitos dos alimentos processados na saúde. Eles devem apresentar suas descobertas em um formato de relatório, discutindo alternativas saudáveis. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF08CI03, que aborda a análise crítica de informações científicas.

5. Jogo de Tabuleiro sobre Nutrição

Os alunos criarão um jogo de tabuleiro que ensina sobre nutrição e hábitos alimentares saudáveis. O jogo deve incluir perguntas e desafios relacionados à alimentação. Essa atividade atende à habilidade EF08LP07, que envolve a elaboração de jogos e brincadeiras educativas.

6. Experiência de Cozinha: Aula Prática

Os alunos participarão de uma aula prática de culinária, onde aprenderão a preparar pratos saudáveis. Eles devem trabalhar em grupos e apresentar suas criações para a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF08CI06, que promove a prática de habilidades culinárias e o trabalho em equipe.

7. Criação de um Blog sobre Alimentação

Nesta atividade, os alunos criarão um blog onde compartilharão dicas de alimentação saudável, receitas e informações sobre nutrição. Eles devem atualizar o blog regularmente e interagir com os leitores. Essa atividade atende à habilidade EF08LP09, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

8. Análise de Rótulos de Alimentos

Os alunos trarão rótulos de diferentes produtos alimentícios e farão uma análise crítica sobre os ingredientes e valores nutricionais. Eles devem discutir o que torna um alimento saudável ou não. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF08CI04, que aborda a leitura e interpretação de informações em rótulos.

9. Palestra com Nutricionista

Os alunos organizarão uma palestra com um nutricionista convidado, que falará sobre a importância da alimentação saudável e responderá perguntas. Essa atividade promove a interação com profissionais da área e está alinhada com a habilidade EF08LP10, que envolve a escuta e a interação em contextos formais.

10. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos criarão cartazes que promovam a alimentação saudável, utilizando informações e ilustrações. Os cartazes serão expostos na escola para conscientizar outros alunos. Essa atividade atende à habilidade EF08AR01, que envolve a criação de produções visuais para comunicação.