15 Ideias de Atividades (BNCC) grau do adjetivo 5º ano

1. Jogo de Adjetivos

Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com substantivos. Cada grupo deve criar frases utilizando adjetivos que descrevam os substantivos, explorando os graus comparativo e superlativo. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

2. Criação de Histórias

Os alunos devem escrever uma história curta utilizando pelo menos cinco adjetivos em diferentes graus. Após a escrita, os alunos podem compartilhar suas histórias com a turma, promovendo a leitura e a análise dos adjetivos utilizados. Habilidade BNCC: EF15LP13.

3. Cartazes de Adjetivos

Cada aluno cria um cartaz ilustrativo com um adjetivo em destaque, incluindo frases que exemplifiquem seu uso nos graus comparativo e superlativo. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, criando um ambiente de aprendizado visual. Habilidade BNCC: EF15LP14.

4. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com pares de cartões: um com o adjetivo e outro com sua forma no grau comparativo ou superlativo. Os alunos jogam em duplas, reforçando o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP15.

5. Descrição de Imagens

Apresente imagens variadas e peça aos alunos que descrevam cada uma utilizando adjetivos. Eles devem identificar e utilizar os graus dos adjetivos nas descrições, promovendo a observação e a interpretação visual. Habilidade BNCC: EF15LP16.

6. Debate sobre Adjetivos

Organize um debate onde os alunos devem usar adjetivos para descrever suas opiniões sobre um tema específico. Isso estimula a argumentação e o uso correto dos graus dos adjetivos. Habilidade BNCC: EF15LP17.

7. Poemas com Adjetivos

Os alunos devem criar poemas que incluam adjetivos em diferentes graus. Essa atividade incentiva a expressão artística e a aplicação dos conceitos gramaticais de forma criativa. Habilidade BNCC: EF15LP18.

8. Desafio dos Adjetivos

Realize um desafio em que os alunos devem encontrar o máximo de adjetivos possíveis em um texto lido em sala. Após a atividade, discutem os graus dos adjetivos encontrados. Habilidade BNCC: EF15LP19.

9. Roda de Adjetivos

Forme uma roda com os alunos e, um a um, eles devem dizer um adjetivo e criar uma frase com ele. Os demais alunos devem identificar o grau do adjetivo utilizado. Habilidade BNCC: EF15LP20.

10. Adjetivos em Música

Os alunos escolhem uma música e identificam os adjetivos presentes na letra. Em seguida, discutem os graus dos adjetivos e como eles contribuem para a mensagem da canção. Habilidade BNCC: EF15LP21.