15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre consciência negra ensino fundamental

1. Roda de Conversa sobre Consciência Negra

Promova uma roda de conversa em sala de aula onde os alunos possam compartilhar suas percepções sobre a consciência negra. Utilize a habilidade BNCC EF15LP01, que estimula a reflexão crítica sobre a diversidade cultural. Os alunos podem trazer relatos de suas famílias ou comunidades, promovendo um ambiente de respeito e aprendizado mútuo.

2. Pesquisa sobre Personalidades Negras

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre personalidades negras que tiveram impacto na história do Brasil. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15HI01, que incentiva a pesquisa e a análise de figuras históricas. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações orais, promovendo o conhecimento sobre a contribuição da cultura negra.

3. Criação de Poemas e Textos Literários

Estimule os alunos a escreverem poemas ou contos inspirados na cultura negra. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP02, que foca na produção textual. Os alunos podem explorar temas como resistência, identidade e cultura, desenvolvendo sua criatividade e expressão literária.

4. Estudo de Músicas de Artistas Negros

Realize uma análise de músicas de artistas negros, discutindo suas letras e contextos sociais. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a apreciação e análise de obras artísticas. Os alunos podem escolher suas músicas favoritas e apresentar suas interpretações para a turma.

5. Atividades de Artes Visuais com Temática Africana

Proponha uma atividade de artes visuais onde os alunos criem obras inspiradas na arte africana. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a criação artística. Os alunos podem explorar técnicas como pintura, colagem e escultura, refletindo sobre a estética africana e sua importância cultural.

6. Leitura de Livros sobre Consciência Negra

Organize um clube do livro onde os alunos leiam obras de autores negros. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP03, que promove a leitura crítica. Após a leitura, os alunos podem discutir os temas abordados e suas relevâncias para a sociedade atual.

7. Criação de um Mural da Consciência Negra

Os alunos podem criar um mural coletivo que represente a consciência negra. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a apreciação e a produção de arte. O mural pode incluir imagens, frases e informações sobre a cultura negra, promovendo um espaço de reflexão e aprendizado na escola.

8. Dramatização de Histórias e Lendas Africanas

Proponha uma atividade de dramatização onde os alunos encenem histórias e lendas africanas. Essa atividade pode ser ligada à habilidade BNCC EF15AR04, que aborda a expressão corporal e a dramatização. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar suas apresentações, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e criatividade.

9. Debate sobre Racismo e Igualdade

Organize um debate sobre racismo e igualdade racial, utilizando a habilidade BNCC EF15CI01, que estimula a reflexão crítica sobre questões sociais. Os alunos podem se dividir em grupos para pesquisar e apresentar argumentos, promovendo um espaço de diálogo e conscientização sobre a importância da igualdade.

10. Visita a Museus ou Exposições sobre Cultura Negra

Planeje uma visita a museus ou exposições que abordem a cultura negra. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15HI02, que incentiva a exploração de espaços culturais. Os alunos podem preparar um relatório sobre a visita, refletindo sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com a consciência negra.