15 Ideias de Atividades (BNCC) 7 de setembro

1. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que celebrem a Independência do Brasil, utilizando recortes de jornais, revistas e materiais recicláveis. Essa atividade promove a criatividade e a pesquisa sobre a história do Brasil. Habilidade BNCC: EF15HI01.

2. Reencenação Histórica

Organizar uma reencenação da Proclamação da Independência é uma excelente forma de envolver os alunos. Eles podem representar personagens históricos e dramatizar o evento, desenvolvendo habilidades de oratória e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15HI02.

3. Debate sobre a Independência

Promover um debate em sala de aula sobre as causas e consequências da Independência do Brasil. Os alunos podem se dividir em grupos, defendendo diferentes pontos de vista, o que estimula o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15HI03.

4. Produção de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando a importância do 7 de setembro. Essa atividade pode incluir entrevistas, dramatizações ou animações, desenvolvendo habilidades tecnológicas e de comunicação. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Mapa Conceitual

Os alunos podem elaborar um mapa conceitual sobre a Independência do Brasil, relacionando eventos, personagens e datas importantes. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das informações. Habilidade BNCC: EF15HI04.

6. Pesquisa sobre Símbolos Nacionais

Os alunos podem pesquisar sobre os símbolos nacionais, como a bandeira e o hino, e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade promove o respeito e a valorização da cultura brasileira. Habilidade BNCC: EF15HI05.

7. Criação de Poemas e Canções

Estimular os alunos a escrever poemas ou canções que celebrem a liberdade e a independência. Essa atividade desenvolve a sensibilidade artística e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15AR01.

8. Visita a Museus Virtuais

Os alunos podem visitar museus virtuais que abordem a história do Brasil e a Independência. Após a visita, eles podem compartilhar suas impressões e aprendizados com a turma. Habilidade BNCC: EF15HI06.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre a história da Independência do Brasil. Os alunos podem se dividir em equipes e competir, o que torna o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: EF15HI07.

10. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo, registrando suas reflexões sobre o que aprenderam sobre a Independência do Brasil. Essa atividade estimula a escrita e a autoavaliação. Habilidade BNCC: EF15LP01.