15 Ideias de Atividades (BNCC) de língua portuguesa 1º ano ensino médio

1. Criação de Contos Coletivos

Os alunos podem participar da elaboração de um conto coletivo, onde cada um contribui com uma parte da história. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre os estudantes. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a produção de textos orais e escritos em diferentes gêneros.

2. Análise de Poemas

Proponha que os alunos escolham poemas de autores brasileiros e realizem uma análise crítica, discutindo temas, figuras de linguagem e a estrutura do poema. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e interpretação de poemas e outros textos literários.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organize um debate em sala de aula sobre um tema social relevante, como desigualdade ou meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP03, que trata da argumentação em textos orais e escritos.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema específico da língua portuguesa, como gramática ou literatura. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de diferentes mídias. A habilidade correspondente é EF15LP04, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

5. Leitura e Interpretação de Crônicas

Os alunos devem ler crônicas de autores contemporâneos e discutir suas características e temas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP05, que aborda a leitura e interpretação de crônicas e outros gêneros textuais.

6. Criação de Jornais de Classe

Proponha que os alunos criem um jornal de classe, onde podem publicar notícias, entrevistas e crônicas. Essa atividade estimula a escrita e a organização de informações. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que trata da produção de textos jornalísticos.

7. Análise de Músicas

Os alunos podem escolher músicas de diferentes gêneros e realizar uma análise das letras, discutindo temas e recursos literários. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP07, que envolve a leitura e interpretação de letras de músicas.

8. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros e reflexões sobre a literatura. Essa atividade estimula a escrita e o uso de plataformas digitais. A habilidade correspondente é EF15LP08, que trata da produção de textos em ambientes digitais.

9. Estudo de Gêneros Textuais

Realize um estudo aprofundado sobre diferentes gêneros textuais, como contos, crônicas e poemas. Os alunos devem produzir textos em cada um desses gêneros. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP09, que aborda a produção e análise de diferentes gêneros textuais.

10. Oficina de Escrita Criativa

Promova uma oficina de escrita criativa onde os alunos possam experimentar diferentes estilos e técnicas de escrita. Essa atividade estimula a expressão pessoal e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10, que trata da produção de textos criativos.