15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre romantismo no Brasil

1. Análise de Poemas Românticos

Os alunos podem escolher um poema de um autor romântico brasileiro, como Álvares de Azevedo ou Casimiro de Abreu, e realizar uma análise detalhada. Eles devem identificar os principais temas, figuras de linguagem e o contexto histórico da obra. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EM13LP16, que envolve a análise de textos literários.

2. Criação de Diário de Bordo

Os estudantes podem criar um diário de bordo no qual escrevem sobre suas impressões e sentimentos em relação a obras românticas. Essa atividade estimula a reflexão pessoal e a conexão emocional com a literatura, alinhando-se à habilidade EM13LP18, que trata da produção de textos pessoais.

3. Debate sobre o Romantismo

Organizar um debate em sala de aula sobre as características do romantismo e sua influência na literatura brasileira. Os alunos podem ser divididos em grupos para defender diferentes pontos de vista, promovendo a habilidade EM13LP20, que envolve a argumentação e a defesa de opiniões.

4. Produção de Contos Inspirados no Romantismo

Os alunos podem escrever contos que incorporam elementos do romantismo, como a natureza, o amor idealizado e a subjetividade. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EM13LP19, que envolve a criação de narrativas ficcionais.

5. Estudo de Biografias de Autores Românticos

Os estudantes podem pesquisar e apresentar a biografia de um autor romântico, como Gonçalves Dias ou José de Alencar. Essa atividade promove a habilidade EM13LP15, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações sobre autores e obras literárias.

6. Análise de Obras de Arte Românticas

Os alunos podem analisar obras de arte que refletem o romantismo, como pinturas de artistas da época. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EM13LP16, que envolve a interpretação de diferentes formas de expressão artística.

7. Criação de Pôsteres Temáticos

Os estudantes podem criar pôsteres que representem os principais temas do romantismo, utilizando imagens, trechos de poemas e informações sobre os autores. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EM13LP17, que envolve a produção de textos informativos.

8. Leitura Dramática de Peças Românticas

Os alunos podem realizar uma leitura dramática de trechos de peças teatrais românticas, como “O Guarani” de José de Alencar. Essa atividade promove a habilidade EM13LP18, que envolve a interpretação de textos teatrais.

9. Comparação entre Romantismo e Realismo

Os estudantes podem realizar uma atividade de comparação entre as características do romantismo e do realismo na literatura brasileira. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EM13LP20, que envolve a análise crítica de diferentes correntes literárias.

10. Criação de um Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas análises e produções sobre o romantismo. Essa atividade estimula a escrita criativa e a interação com o público, alinhando-se à habilidade EM13LP19, que envolve a produção de textos para diferentes plataformas.