15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre carnaval para ensino fundamental

1. Criação de Máscaras de Carnaval

Os alunos podem criar suas próprias máscaras de carnaval utilizando materiais recicláveis, como papelão, cartolina e tintas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a conscientização sobre a importância da reciclagem. A habilidade BNCC correspondente é ARTE (EF15AR01), que aborda a produção de obras de arte a partir de diferentes materiais.

2. Pesquisa sobre a História do Carnaval

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre a história do carnaval no Brasil e em outros países, explorando suas origens, tradições e significados. Essa atividade pode ser realizada em grupos, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC relacionada é HISTÓRIA (EF09HI01), que envolve a análise de diferentes períodos históricos e suas influências na cultura atual.

3. Dança das Máscaras

Organizar uma apresentação de dança onde os alunos devem criar coreografias utilizando máscaras que eles mesmos confeccionaram. Essa atividade promove a expressão corporal e o trabalho em grupo. A habilidade BNCC pertinente é EDUCAÇÃO FÍSICA (EF15EF01), que trata da prática de atividades corporais e da valorização da cultura corporal.

4. Confecção de Fantasias

Os alunos podem desenvolver suas próprias fantasias de carnaval, utilizando tecidos, papel e outros materiais. Essa atividade estimula a criatividade e o desenvolvimento de habilidades manuais. A habilidade BNCC correspondente é ARTES (EF15AR02), que envolve a criação de figurinos e adereços para apresentações artísticas.

5. Criação de um Bloco de Carnaval

Os alunos podem criar um bloco de carnaval fictício, escolhendo um tema, nome e até mesmo um jingle. Essa atividade incentiva a criatividade e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC relacionada é LINGUAGENS (EF15LP01), que aborda a produção de textos e a criação de narrativas.

6. Estudo das Músicas de Carnaval

Os alunos podem pesquisar e apresentar as músicas mais populares do carnaval, discutindo suas letras e significados. Essa atividade promove a análise crítica e a apreciação musical. A habilidade BNCC pertinente é MÚSICA (EF15MU01), que envolve a apreciação e a análise de diferentes gêneros musicais.

7. Desfile de Carnaval na Escola

Organizar um desfile de carnaval na escola, onde os alunos podem apresentar suas fantasias e máscaras. Essa atividade promove a socialização e a valorização da cultura popular. A habilidade BNCC relacionada é EDUCAÇÃO FÍSICA (EF15EF02), que trata da organização de eventos e atividades coletivas.

8. Pintura de Murais Temáticos

Os alunos podem criar murais temáticos sobre o carnaval, utilizando tintas e outros materiais. Essa atividade estimula a expressão artística e a colaboração entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é ARTES (EF15AR03), que envolve a produção de obras coletivas.

9. Criação de um Livro de Receitas de Comidas Típicas

Os alunos podem pesquisar e criar um livro de receitas com pratos típicos do carnaval, como feijoada e caipirinha. Essa atividade promove a pesquisa e a valorização da culinária brasileira. A habilidade BNCC relacionada é HISTÓRIA (EF09HI02), que aborda a relação entre cultura e alimentação.

10. Jogos e Brincadeiras de Carnaval

Os alunos podem aprender e praticar jogos e brincadeiras típicas do carnaval, como o jogo do pião e a dança das cadeiras. Essa atividade promove a interação social e o desenvolvimento motor. A habilidade BNCC pertinente é EDUCAÇÃO FÍSICA (EF15EF03), que trata da prática de jogos e brincadeiras tradicionais.