15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências corpo humano

1. Montagem do Esqueleto Humano

Os alunos podem trabalhar em grupos para montar um esqueleto humano utilizando materiais recicláveis, como papelão e garrafas plásticas. Essa atividade promove a compreensão das partes do esqueleto e suas funções. Habilidade BNCC: (EF03CI01) – Identificar e descrever as partes do corpo humano e suas funções.

2. Jogo da Memória do Corpo Humano

Crie um jogo da memória com cartões que representem diferentes órgãos e sistemas do corpo humano. Os alunos devem encontrar os pares e, ao fazer isso, discutir as funções de cada órgão. Habilidade BNCC: (EF04CI02) – Reconhecer a importância dos órgãos e sistemas do corpo humano.

3. Experimento do Pulso

Os alunos podem medir seu próprio pulso em repouso e após atividades físicas. Essa atividade ajuda a entender como o corpo humano responde ao exercício. Habilidade BNCC: (EF05CI03) – Compreender a relação entre atividade física e saúde.

4. Criação de um Mapa do Corpo Humano

Os alunos desenham um mapa do corpo humano, identificando os principais órgãos e sistemas. Essa atividade pode ser complementada com pesquisas sobre as funções de cada parte. Habilidade BNCC: (EF02CI01) – Identificar as partes do corpo humano e suas funções.

5. Teatro do Corpo Humano

Organize uma apresentação teatral onde os alunos representam diferentes sistemas do corpo humano, como o sistema circulatório ou respiratório. Isso estimula a criatividade e a aprendizagem colaborativa. Habilidade BNCC: (EF04CI03) – Compreender a interação entre os sistemas do corpo humano.

6. Experiência com os Sentidos

Realize uma atividade onde os alunos experimentam diferentes estímulos sensoriais (toque, olfato, visão, audição e paladar) e discutem como cada sentido funciona. Habilidade BNCC: (EF05CI02) – Identificar os sentidos e suas funções.

7. Estudo do Sistema Digestório

Os alunos podem criar um modelo do sistema digestório utilizando materiais diversos, como massinha de modelar. Essa atividade ajuda a visualizar o processo de digestão. Habilidade BNCC: (EF04CI04) – Compreender o funcionamento do sistema digestório.

8. Análise de Alimentos

Promova uma atividade onde os alunos trazem diferentes alimentos e analisam seus componentes nutricionais. Isso pode incluir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável. Habilidade BNCC: (EF05CI01) – Compreender a relação entre alimentação e saúde.

9. Experimento da Respiração

Os alunos podem realizar um experimento simples para observar como a respiração funciona, utilizando balões para representar os pulmões. Habilidade BNCC: (EF03CI02) – Identificar a importância da respiração para a vida.

10. Criação de um Diário de Saúde

Os alunos podem manter um diário de saúde por uma semana, registrando suas atividades físicas, alimentação e como se sentem. Essa atividade incentiva a reflexão sobre hábitos saudáveis. Habilidade BNCC: (EF05CI04) – Refletir sobre hábitos saudáveis e sua importância.

11. Mapa Mental do Corpo Humano

Os alunos podem criar um mapa mental que conecte os diferentes sistemas do corpo humano e suas funções. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização de informações. Habilidade BNCC: (EF04CI01) – Organizar informações sobre o corpo humano.

12. Discussão sobre Doenças Comuns

Promova uma discussão em sala de aula sobre doenças comuns que afetam o corpo humano, como gripe e diabetes, e como preveni-las. Habilidade BNCC: (EF05CI05) – Compreender a prevenção de doenças.

13. Atividade de Alongamento

Realize uma sessão de alongamento com os alunos, explicando a importância da flexibilidade e do cuidado com o corpo. Habilidade BNCC: (EF05CI06) – Compreender a importância da atividade física para a saúde.

14. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre diferentes partes do corpo humano e suas funções, que podem ser expostos na escola. Habilidade BNCC: (EF02CI02) – Produzir materiais informativos sobre o corpo humano.

15. Visita a um Laboratório de Ciências

Organize uma visita a um laboratório de ciências onde os alunos possam observar experimentos relacionados ao corpo humano, como a análise de sangue. Habilidade BNCC: (EF05CI07) – Compreender a importância da ciência na saúde.