15 Ideias de Atividades (BNCC) origem do universo

1. Criação de um Mapa Estelar

Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa estelar que representa as constelações visíveis no céu. Utilizando papel preto e canetas brancas ou coloridas, os estudantes desenharão as constelações e identificarão suas histórias e mitologias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI01, que envolve a observação e descrição de fenômenos astronômicos.

2. Simulação do Big Bang

Os alunos poderão realizar uma simulação do Big Bang utilizando materiais simples como balões e tinta. Ao estourar os balões, eles observarão a dispersão da tinta, representando a expansão do universo. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF09CI02, que trata da compreensão dos processos de formação do universo.

3. Construção de um Sistema Solar em 3D

Os estudantes criarão um modelo tridimensional do sistema solar utilizando materiais recicláveis. Cada aluno ficará responsável por um planeta, pesquisando suas características e apresentando-as para a turma. Essa atividade atende à habilidade EF09CI03, que envolve a identificação dos planetas e suas características.

4. Experimento de Gravidade

Realizar um experimento simples para demonstrar a gravidade, utilizando bolas de diferentes tamanhos e pesos. Os alunos poderão observar como a gravidade atua sobre os objetos, alinhando-se à habilidade EF09CI04, que aborda os conceitos de força e movimento.

5. Criação de um Diário do Espaço

Cada aluno deverá manter um diário onde registrará suas descobertas sobre o universo, incluindo informações sobre estrelas, planetas e galáxias. Essa atividade está ligada à habilidade EF09CI05, que incentiva a pesquisa e a sistematização do conhecimento científico.

6. Debate sobre a Origem do Universo

Organizar um debate em sala de aula sobre as diferentes teorias da origem do universo, como o Big Bang e a teoria do estado estacionário. Os alunos deverão pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo a habilidade EF09CI06, que envolve a argumentação e a construção do conhecimento científico.

7. Observação do Céu Noturno

Promover uma atividade de observação do céu noturno, onde os alunos poderão identificar constelações e planetas. Utilizando telescópios ou binóculos, essa atividade se relaciona com a habilidade EF09CI07, que trata da observação e registro de fenômenos astronômicos.

8. Criação de um Documentário sobre o Universo

Os alunos poderão trabalhar em grupos para criar um documentário sobre a origem do universo, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF09CI08, que envolve a produção de conteúdos multimídia e a comunicação de ideias científicas.

9. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Astronomia

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre astronomia, onde os alunos poderão testar seus conhecimentos sobre a origem do universo. Essa atividade atende à habilidade EF09CI09, que estimula a pesquisa e o aprendizado colaborativo.

10. Criação de um Painel sobre a Evolução do Universo

Os alunos criarão um painel que ilustra a evolução do universo desde o Big Bang até os dias atuais, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF09CI10, que envolve a compreensão da história do universo e suas transformações ao longo do tempo.