15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o filme Kiriku e a Feiticeira

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas no filme “Kiriku e a Feiticeira”. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de personagens. Os alunos devem identificar os principais eventos do filme e recontá-los em forma de quadrinhos. Habilidade BNCC: EF15LP01

2. Debate sobre Cultura Africana

Promova um debate em sala de aula sobre os elementos da cultura africana presentes no filme. Os alunos podem pesquisar sobre tradições, mitos e costumes da África Ocidental, discutindo como esses elementos são representados na narrativa de Kiriku. Habilidade BNCC: EF15HI01

3. Análise de Personagens

Os alunos devem escolher um personagem do filme e realizar uma análise detalhada, abordando suas características, motivações e evolução ao longo da história. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de interpretação e análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP02

4. Produção de um Diário de Bordo

Incentive os alunos a escreverem um diário de bordo como se fossem Kiriku, narrando suas aventuras e desafios enfrentados. Essa atividade estimula a escrita criativa e a reflexão sobre os acontecimentos do filme. Habilidade BNCC: EF15LP03

5. Criação de Mapa Conceitual

Os alunos podem criar um mapa conceitual que relacione os principais temas do filme, como amizade, coragem e superação. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as conexões entre os conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP04

6. Teatro de Fantoches

Organize uma atividade de teatro de fantoches onde os alunos possam representar cenas do filme. Essa atividade desenvolve habilidades de expressão corporal e oral, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01

7. Criação de uma Trilha Sonora

Os alunos podem criar uma trilha sonora para o filme, selecionando músicas que representem as emoções e os momentos-chave da história. Essa atividade estimula a sensibilidade musical e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15AR02

8. Estudo de Animais e Natureza

Realize uma pesquisa sobre os animais e a natureza presentes no filme, discutindo a importância da preservação ambiental. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações. Habilidade BNCC: EF15CI01

9. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro inspirado nas aventuras de Kiriku, onde os jogadores enfrentam desafios e aprendem sobre a cultura africana. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15MA01

10. Reflexão sobre Valores e Ética

Promova uma discussão sobre os valores e lições éticas presentes no filme, como a importância da solidariedade e da coragem. Os alunos podem escrever um pequeno texto refletindo sobre como esses valores podem ser aplicados em suas vidas. Habilidade BNCC: EF15LP05