15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre brincando com as palavras

1. Jogo da Rima

O Jogo da Rima é uma atividade que estimula a criatividade e o vocabulário dos alunos. Os professores podem dividir a turma em grupos e solicitar que cada grupo crie rimas para palavras específicas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais e escritos, utilizando rimas e ritmos.

2. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem participar de um caça-palavras que contenha palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou profissões. Essa atividade ajuda na ampliação do vocabulário e está relacionada à habilidade EF15LP03, que trata da leitura e interpretação de textos diversos.

3. Contação de Histórias com Palavras-Chave

Nesta atividade, o professor pode escolher algumas palavras-chave e pedir aos alunos que criem uma história utilizando essas palavras. Essa prática estimula a imaginação e está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de narrativas orais e escritas.

4. Bingo de Palavras

O Bingo de Palavras é uma forma divertida de aprender novas palavras. O professor pode criar cartelas com palavras e, ao chamar as definições, os alunos devem marcar as palavras correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a compreensão de diferentes gêneros textuais.

5. Criação de Poemas

Os alunos podem ser incentivados a criar poemas utilizando um tema específico. Essa atividade desenvolve a sensibilidade estética e a habilidade de expressão, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que trata da produção de textos poéticos.

6. Jogo das Palavras Cruzadas

As palavras cruzadas são uma excelente maneira de trabalhar o vocabulário. O professor pode criar um jogo com definições que os alunos devem preencher. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e a escrita de palavras e frases.

7. Desafio do Alfabeto

Nesta atividade, os alunos devem pensar em palavras que comecem com cada letra do alfabeto. Essa prática estimula o raciocínio e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a leitura e a produção de textos.

8. Teatro de Palavras

Os alunos podem criar pequenas peças de teatro utilizando palavras ou expressões que aprenderam. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais.

9. Jogo de Sinônimos e Antônimos

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar sinônimos e antônimos para palavras apresentadas. Essa atividade ajuda na ampliação do vocabulário e está relacionada à habilidade EF15LP04, que trata da leitura e interpretação de textos.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando palavras e expressões que aprenderam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de narrativas.