15 Ideias de Atividades (BNCC) com substantivo próprio e comum

1. Jogo de Memória com Substantivos Próprios e Comuns

Crie um jogo de memória utilizando cartões com substantivos próprios, como nomes de cidades, pessoas famosas, e substantivos comuns, como objetos do dia a dia. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memorização e a identificação das categorias. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras que inclua substantivos próprios e comuns relacionados a um tema específico, como animais ou profissões. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, discutir o significado de cada uma. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Peça aos alunos que criem histórias em quadrinhos utilizando substantivos próprios e comuns. Eles devem identificar os personagens (substantivos próprios) e os objetos ou lugares (substantivos comuns) que aparecem em suas narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Mapa Conceitual de Substantivos

Os alunos podem elaborar um mapa conceitual que categorize substantivos próprios e comuns. Eles devem incluir exemplos e ilustrações, promovendo a compreensão visual e a organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Entrevista com Personagens Históricos

Simule uma entrevista onde os alunos devem representar personagens históricos (substantivos próprios) e responder a perguntas sobre suas vidas e contribuições. Isso ajuda a integrar o conhecimento histórico com a linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando a diferença entre substantivos próprios e comuns, utilizando exemplos práticos e visuais. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Adivinhação

Organize um jogo de adivinhação onde os alunos devem descrever um substantivo comum sem mencioná-lo, e os colegas devem adivinhar. Essa atividade desenvolve a habilidade de descrição e vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Poemas

Incentive os alunos a escrever poemas que incluam substantivos próprios e comuns. Eles podem explorar diferentes estilos poéticos e apresentar suas criações para a turma, promovendo a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Debate sobre Nomes de Marcas

Realize um debate onde os alunos discutem a importância dos substantivos próprios em marcas e produtos. Eles devem apresentar exemplos e argumentar sobre a relevância do nome para a identidade de um produto. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos que expliquem a diferença entre substantivos próprios e comuns, utilizando imagens e exemplos. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP10.