15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre classificados

1. Criação de Classificados em Grupo

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um classificado fictício para um produto ou serviço de sua escolha. Eles devem incluir informações como preço, descrição e contato. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e trabalho em equipe, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Análise de Classificados Reais

Os alunos irão pesquisar e analisar classificados reais em jornais ou sites de venda. Eles devem identificar os elementos que compõem um bom anúncio e discutir em sala de aula o que torna um classificado atraente. Essa atividade promove a leitura crítica e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Anúncios em Vídeo

Os alunos deverão criar um vídeo curto anunciando um produto ou serviço, utilizando técnicas de marketing digital. Essa atividade incentiva o uso de tecnologia e a expressão oral, além de desenvolver habilidades de planejamento e execução. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debate sobre Ética em Classificados

Promova um debate em sala sobre a ética na criação de classificados, abordando temas como veracidade das informações e responsabilidade social. Os alunos devem pesquisar casos reais e apresentar suas opiniões. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo de Simulação de Compras e Vendas

Crie uma simulação de um mercado onde os alunos possam comprar e vender produtos utilizando classificados. Eles devem elaborar anúncios e negociar entre si. Essa atividade desenvolve habilidades de negociação e compreensão do valor de mercado. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Produção de Classificados em Redes Sociais

Os alunos devem criar um classificado para uma rede social, considerando as características e limitações da plataforma escolhida. Essa atividade estimula a adaptação da mensagem ao meio e o uso responsável das redes sociais. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Oficina de Redação de Anúncios

Realize uma oficina onde os alunos aprendem a escrever anúncios persuasivos. Eles devem praticar diferentes estilos de escrita e apresentar seus anúncios para a turma. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita criativa e persuasiva. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Estudo de Caso: Classificados de Sucesso

Os alunos irão estudar casos de classificados que se tornaram populares e analisar o que contribuiu para seu sucesso. Eles devem apresentar suas conclusões em grupo. Essa atividade promove a pesquisa e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Classificados para Eventos

Os alunos devem criar um classificado para um evento fictício, incluindo detalhes como data, local e atrações. Essa atividade estimula a organização de informações e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Apresentação de Classificados em Feiras

Os alunos irão participar de uma feira onde apresentarão seus classificados para a comunidade escolar. Eles devem preparar um estande e interagir com os visitantes. Essa atividade desenvolve habilidades de apresentação e comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP10.