15 Ideias de Atividades (BNCC) trava-língua 5º ano

1. Trava-língua da Natureza

Os alunos devem criar um trava-língua utilizando nomes de animais e plantas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do vocabulário relacionado à natureza. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Trava-língua Musical

Os alunos escolhem uma música popular e transformam o refrão em um trava-língua. Essa atividade ajuda a trabalhar a sonoridade das palavras e a identificação de rimas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Desafio do Trava-língua em Duplas

Os alunos formam duplas e criam um trava-língua para desafiar a outra dupla. Ao final, cada dupla apresenta seu trava-língua para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Trava-língua com Aliterações

Os alunos devem elaborar trava-línguas que utilizem aliterações, ou seja, repetição de sons consonantais. Essa atividade desenvolve a percepção fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Trava-língua em Quadrinhos

Os alunos criam uma história em quadrinhos que inclua um ou mais trava-línguas. Essa atividade integra a linguagem visual com a verbal, estimulando a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Trava-língua em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um trava-língua coletivo. Após a criação, cada grupo apresenta seu trava-língua para os demais. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Trava-língua do Dia

Escolha um trava-língua para ser o “trava-língua do dia”. Os alunos devem praticá-lo ao longo do dia, em diferentes momentos, como uma forma de aquecimento vocal. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo do Trava-língua

Crie um jogo onde os alunos devem dizer um trava-língua em um tempo limitado. O aluno que conseguir falar mais trava-línguas corretamente ganha pontos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Trava-língua e Expressão Corporal

Os alunos devem apresentar um trava-língua utilizando expressões corporais que representem as palavras. Essa atividade promove a interdisciplinaridade entre linguagem e movimento. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Trava-língua e Tecnologia

Os alunos podem usar aplicativos de gravação para registrar suas tentativas de dizer um trava-língua. Depois, podem ouvir e analisar suas pronúncias. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Trava-língua em Rimas

Os alunos criam trava-línguas que também são poesias, utilizando rimas e ritmos. Essa atividade ajuda a desenvolver a sensibilidade poética. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Trava-língua e Desenho

Os alunos desenham ilustrações que representam os trava-línguas que criaram. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação visual. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Trava-língua e Teatro

Os alunos encenam um pequeno teatro utilizando os trava-línguas que criaram. Essa atividade promove a expressão oral e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Trava-língua e Debate

Os alunos escolhem um trava-língua e debatem sobre o significado das palavras utilizadas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Trava-língua e Música

Os alunos devem criar uma canção utilizando um trava-língua. Essa atividade integra música e linguagem, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP15.