15 Ideias de Atividades (BNCC) alfabetizar letrando 1º ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Crie um jogo da memória utilizando cartões com palavras e imagens que representem essas palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a associação entre a escrita e a leitura. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras.

2. Contação de Histórias com Ilustrações

Peça aos alunos que desenhem uma cena de uma história que ouviram. Em seguida, eles devem apresentar suas ilustrações para a turma, contando a história em suas próprias palavras. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de narrativas orais.

3. Caça-Palavras Temático

Elabore um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou frutas. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando cada uma delas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que foca na leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

4. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar para criar um livro coletivo, onde cada um escreve uma página com uma palavra e uma ilustração correspondente. Ao final, o livro pode ser lido em voz alta para a turma, promovendo a habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos coletivos.

5. Atividade de Rimas

Proponha uma atividade em que os alunos devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Eles podem criar pequenas poesias ou versos utilizando essas rimas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que aborda a exploração de rimas e sonoridades.

6. Jogo de Sílabas

Utilize cartões com sílabas e peça aos alunos que formem palavras. Depois, eles podem criar frases utilizando essas palavras. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP06, que envolve a segmentação e a combinação de sílabas.

7. Leitura de Histórias em Quadrinhos

Apresente histórias em quadrinhos e discuta com os alunos os elementos da narrativa, como personagens e enredo. Em seguida, eles podem criar suas próprias histórias em quadrinhos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP07, que foca na leitura e interpretação de diferentes formatos textuais.

8. Mapa de Palavras

Peça aos alunos que criem um mapa de palavras sobre um tema estudado. Eles devem incluir palavras-chave e desenhar imagens que representem essas palavras. Essa atividade promove a habilidade EF15LP08, que envolve a organização de ideias e informações.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma história. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão, além de desenvolver a habilidade EF15LP09, que envolve a produção de narrativas orais e a dramatização.

10. Jogo de Adivinhações

Organize um jogo de adivinhações onde os alunos devem descrever uma palavra sem dizê-la, e os colegas tentam adivinhar. Essa atividade estimula a comunicação e a habilidade EF15LP10, que foca na construção de significados através da oralidade.