15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre análise sintática

1. Identificação de Sujeito e Predicado

Uma atividade prática que pode ser realizada em sala de aula é a identificação de sujeito e predicado em frases simples. Os alunos devem receber uma lista de frases e, em grupos, discutir e identificar qual é o sujeito e qual é o predicado. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a análise de frases e a identificação de seus elementos.

2. Criação de Frases com Diferentes Tipos de Sujeito

Nesta atividade, os alunos devem criar frases que contenham diferentes tipos de sujeito: simples, composto, oculto e indeterminado. Após a criação, cada aluno apresentará suas frases para a turma, explicando o tipo de sujeito utilizado. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a construção de frases com variações sintáticas.

3. Jogo da Memória de Termos Sintáticos

Os alunos podem participar de um jogo da memória que contenha cartões com termos sintáticos, como sujeito, predicado, objeto direto e indireto. O objetivo é que os alunos encontrem os pares correspondentes e, ao mesmo tempo, discutam o significado de cada termo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que visa a compreensão dos elementos da análise sintática.

4. Análise de Textos Literários

Os alunos devem escolher um texto literário e realizar uma análise sintática de algumas frases, identificando os sujeitos, predicados e complementos. Essa atividade estimula a leitura crítica e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que propõe a análise de diferentes gêneros textuais.

5. Produção de Texto com Ênfase na Análise Sintática

Nesta atividade, os alunos devem produzir um texto narrativo ou descritivo, focando na utilização correta dos elementos sintáticos. Após a produção, os textos serão revisados em grupos, onde cada aluno deverá identificar e corrigir possíveis erros de análise sintática. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção textual com clareza e coerência.

6. Construção de Frases a Partir de Imagens

Os alunos receberão imagens e deverão construir frases que descrevam o que está acontecendo nelas, identificando os sujeitos e predicados. Essa atividade estimula a criatividade e a observação, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que propõe a descrição e análise de imagens e contextos.

7. Debate sobre a Importância da Análise Sintática

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da análise sintática na comunicação e na escrita pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre como a análise sintática contribui para a clareza e a precisão na linguagem. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a argumentação e a reflexão crítica sobre a língua.

8. Criação de Cartazes sobre Elementos Sintáticos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem os diferentes elementos da análise sintática, como sujeito, predicado, objeto direto e indireto. Esses cartazes podem ser expostos na sala de aula, servindo como material de apoio para todos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP08, que propõe a produção de materiais informativos sobre a língua.

9. Análise Sintática de Letras de Músicas

Os alunos podem escolher letras de músicas e realizar uma análise sintática, identificando os sujeitos e predicados presentes nas canções. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e divertido, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a análise de diferentes formas de expressão artística.

10. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Análise Sintática

Organizar um jogo de perguntas e respostas em formato de quiz sobre análise sintática pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem ser divididos em equipes e responder a perguntas sobre os conceitos aprendidos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP10, que propõe a revisão e a fixação de conteúdos de forma lúdica.