15 Ideias de Atividades (BNCC) atletismo ensino fundamental 2

1. Corrida de Velocidade

A corrida de velocidade é uma das atividades mais populares no atletismo e pode ser adaptada para o ensino fundamental 2. Os alunos podem participar de uma competição de 50 metros, onde devem aplicar técnicas de largada e aceleração. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a velocidade, além de promover o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF09EF01.

2. Revezamento 4×100 metros

O revezamento 4×100 metros é uma excelente forma de trabalhar em equipe. Os alunos são divididos em grupos e devem passar o bastão de forma eficiente. Essa atividade ensina sobre a importância da comunicação e do trabalho em equipe, além de desenvolver a velocidade e a resistência. Habilidade BNCC: EF09EF02.

3. Salto em Distância

O salto em distância é uma atividade que pode ser realizada com um espaço adequado. Os alunos devem aprender a técnica de corrida e salto, focando na impulsão e na aterrissagem. Essa atividade ajuda a desenvolver a força e a coordenação, além de ser uma ótima maneira de introduzir conceitos de física, como a gravidade. Habilidade BNCC: EF09EF03.

4. Lançamento de Peso

O lançamento de peso é uma atividade que pode ser adaptada com materiais leves, como bolas de borracha. Os alunos devem aprender a técnica correta de lançamento, focando na força e na precisão. Essa atividade desenvolve a força muscular e a coordenação, além de introduzir conceitos de ângulo e distância. Habilidade BNCC: EF09EF04.

5. Corrida de Obstáculos

A corrida de obstáculos é uma atividade divertida que pode ser realizada em um espaço aberto. Os alunos devem superar diferentes obstáculos, como cones e barreiras, desenvolvendo agilidade e resistência. Essa atividade também pode ser usada para trabalhar a superação de desafios e a importância da perseverança. Habilidade BNCC: EF09EF05.

6. Caminhada Rápida

A caminhada rápida é uma atividade que pode ser realizada em grupo, promovendo a socialização entre os alunos. Os alunos devem aprender a manter um ritmo constante, desenvolvendo resistência e saúde cardiovascular. Essa atividade é uma ótima introdução ao atletismo para aqueles que podem ter dificuldades com corridas mais intensas. Habilidade BNCC: EF09EF06.

7. Jogos de Atletismo

Os jogos de atletismo são uma forma lúdica de introduzir as modalidades do atletismo. Os alunos podem participar de mini-competições que envolvem corrida, salto e lançamento. Essa atividade promove o aprendizado de regras e a importância do jogo limpo, além de desenvolver habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF09EF07.

8. Circuito de Atividades

Um circuito de atividades pode incluir diferentes estações com atividades de atletismo, como corrida, salto e lançamento. Os alunos devem passar por cada estação, desenvolvendo diversas habilidades motoras. Essa atividade é excelente para promover a diversidade de movimentos e o condicionamento físico. Habilidade BNCC: EF09EF08.

9. Treinamento de Resistência

O treinamento de resistência pode ser realizado com corridas de longa distância, onde os alunos aprendem a importância da resistência física. Essa atividade pode incluir treinos em grupo, promovendo a motivação e a disciplina. Habilidade BNCC: EF09EF09.

10. Aula Teórica sobre Atletismo

Uma aula teórica sobre as modalidades do atletismo pode ser uma ótima forma de complementar as atividades práticas. Os alunos podem aprender sobre a história do atletismo, as regras das competições e os benefícios da prática esportiva. Essa atividade desenvolve o conhecimento teórico e a apreciação pelo esporte. Habilidade BNCC: EF09EF10.