15 Ideias de Atividades (BNCC) A Lenda do Guaraná

1. Contação de História

Inicie a atividade com uma contação da lenda do guaraná, utilizando recursos visuais como ilustrações e vídeos. Os alunos poderão se envolver mais com a narrativa e discutir os elementos culturais presentes na história. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem a lenda do guaraná. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de texto, além de permitir que os estudantes expressem a história de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Dramatização

Promova uma dramatização da lenda, onde os alunos assumem papéis dos personagens. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de expressão oral e trabalho em equipe, além de aprofundar a compreensão da narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Texto

Os alunos devem escrever uma versão própria da lenda do guaraná, podendo incluir novos personagens ou cenários. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Pesquisa sobre o Guaraná

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre o guaraná, sua origem, cultivo e importância cultural. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e análise de informações. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Mapa Conceitual

Os alunos devem criar um mapa conceitual que relacione os principais elementos da lenda do guaraná. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as conexões entre os conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Debate sobre a Cultura Indígena

Promova um debate sobre a importância da cultura indígena e como a lenda do guaraná se insere nesse contexto. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Música

Os alunos podem compor uma música inspirada na lenda do guaraná. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Elaboração de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes informativos sobre a lenda do guaraná, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação visual e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Visita a um Parque ou Reserva

Organize uma visita a um parque ou reserva onde o guaraná é cultivado. Os alunos poderão aprender sobre a planta e sua importância, além de vivenciar a natureza. Habilidade BNCC: EF15LP10.