15 Ideias de Atividades (BNCC) A Pequena Vendedora de Fósforos

1. Leitura e Interpretação do Texto

Inicie as atividades com uma leitura coletiva da obra “A Pequena Vendedora de Fósforos”. Após a leitura, promova uma discussão em grupo sobre os principais temas abordados na história, como pobreza, solidão e esperança. Os alunos poderão expressar suas opiniões e sentimentos em relação à narrativa, desenvolvendo habilidades de interpretação e empatia. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Criativo

Peça aos alunos que escrevam uma continuação da história da pequena vendedora de fósforos, imaginando um final alternativo. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de escrita, além de permitir que os alunos explorem diferentes desfechos para a narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Personagens

Divida a turma em grupos e atribua a cada um deles a tarefa de analisar um dos personagens da história. Os alunos devem discutir as características, motivações e conflitos de seus personagens, apresentando suas análises para a turma. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de análise crítica e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Ilustrações

Os alunos podem criar ilustrações que representem cenas marcantes da história. Essa atividade permite que eles expressem sua interpretação visual do texto e desenvolvam habilidades artísticas. Após a criação, os alunos podem expor suas obras em uma galeria na sala de aula. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Debate sobre Temas Sociais

Organize um debate sobre os temas sociais abordados na obra, como a desigualdade e a exclusão social. Os alunos devem pesquisar e apresentar dados sobre a realidade social em sua comunidade, promovendo uma reflexão crítica sobre o contexto em que vivem. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Criação de um Diário da Personagem

Proponha que os alunos escrevam entradas de diário da perspectiva da pequena vendedora de fósforos. Essa atividade estimula a empatia e a reflexão sobre a vida da personagem, além de desenvolver habilidades de escrita e expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Dramatização de Cenas

Os alunos podem escolher cenas da história para dramatizar em grupos. Essa atividade incentiva a expressão corporal e a colaboração, além de permitir que os alunos se aprofundem na narrativa de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Criação de um Jogo de Perguntas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre a obra. Os alunos podem criar perguntas sobre os personagens, enredo e temas, promovendo uma revisão divertida do conteúdo. Essa atividade estimula a memória e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Pesquisa sobre Hans Christian Andersen

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Hans Christian Andersen, autor de “A Pequena Vendedora de Fósforos”. Essa atividade promove o conhecimento sobre literatura e a importância do autor na história da literatura infantil. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Reflexão sobre Valores e Moral da História

Finalize as atividades com uma reflexão sobre os valores e a moral da história. Os alunos podem discutir em grupos o que aprenderam com a narrativa e como esses ensinamentos podem ser aplicados em suas vidas. Essa atividade promove a formação de valores e a consciência crítica. Habilidade BNCC: EF15LP07.