15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências para 6º ano

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de plantas pode ser uma excelente atividade para o 6º ano. Os alunos podem observar o crescimento de plantas em diferentes condições, como luz, água e solo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC 5.2.1, que envolve a investigação de variáveis que influenciam o desenvolvimento de seres vivos.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A habilidade BNCC 5.3.1 é abordada, pois envolve a análise de fenômenos naturais e suas interações.

3. Observação de Insetos

Levar os alunos para observar insetos em seu habitat natural pode ser uma atividade enriquecedora. Eles podem registrar as características dos insetos e discutir suas funções no ecossistema. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC 5.2.2, que trata da identificação de seres vivos e suas interações.

4. Experimentos com Magnetismo

Os alunos podem realizar experimentos simples para explorar o magnetismo, utilizando ímãs e objetos do cotidiano. Essa atividade permite que eles compreendam os princípios do magnetismo e suas aplicações. A habilidade BNCC 5.4.1 é contemplada, pois envolve a investigação de propriedades de materiais.

5. Criação de Terrários

Os alunos podem criar terrários para observar o ecossistema em miniatura. Essa atividade estimula a observação e a compreensão das interações entre os seres vivos e o ambiente. A habilidade BNCC 5.2.3 é abordada, que envolve a análise de relações ecológicas.

6. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo pode ser uma forma divertida de ensinar sobre propriedades dos líquidos. Os alunos podem observar como as substâncias se comportam e discutir suas aplicações. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC 5.4.2, que envolve a investigação de propriedades de substâncias.

7. Estudo do Sistema Solar

Os alunos podem criar maquetes do sistema solar, representando os planetas e suas órbitas. Essa atividade ajuda a entender a posição e o movimento dos corpos celestes. A habilidade BNCC 5.3.2 é contemplada, que envolve a análise de fenômenos astronômicos.

8. Experimentos com Som

Os alunos podem explorar a produção e a propagação do som através de diferentes materiais. Essa atividade permite que eles compreendam conceitos como vibração e frequência. A habilidade BNCC 5.4.3 é abordada, que envolve a investigação de fenômenos sonoros.

9. Observação de Estrelas

Promover uma noite de observação de estrelas pode ser uma atividade fascinante. Os alunos podem aprender sobre constelações e a importância da astronomia. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC 5.3.3, que trata da investigação de fenômenos astronômicos.

10. Criação de Experimentos Químicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos químicos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, para observar reações químicas. Essa atividade ajuda a entender conceitos básicos de química. A habilidade BNCC 5.4.4 é contemplada, que envolve a investigação de reações químicas.