15 Ideias de Atividades (BNCC) de carnaval para educação infantil

1. Máscaras de Carnaval

Uma atividade divertida e criativa é a confecção de máscaras de carnaval. As crianças podem utilizar papel colorido, tesoura, cola e outros materiais recicláveis para criar suas próprias máscaras. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de proporcionar uma discussão sobre as tradições do carnaval. Habilidade BNCC: EI03CG03.

2. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é um clássico que pode ser adaptado para o carnaval. Coloque músicas carnavalescas e organize as cadeiras em círculo. Quando a música parar, as crianças devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade promove a socialização e o desenvolvimento da percepção auditiva. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Pintura de Roupas de Carnaval

Propor que as crianças pintem camisetas ou aventais com temas de carnaval é uma excelente forma de estimular a expressão artística. Utilize tintas próprias para tecido e incentive os pequenos a criar desenhos que representem a festividade. Essa atividade também pode abordar a importância da preservação cultural. Habilidade BNCC: EI03CG02.

4. Confecção de Fantasias

As crianças podem participar da criação de suas próprias fantasias utilizando materiais simples como papel, tecidos e acessórios. Essa atividade não só incentiva a criatividade, mas também a colaboração entre os alunos, já que podem trabalhar em grupos. Habilidade BNCC: EI03CG01.

5. Desfile de Carnaval

Organizar um desfile de carnaval na escola é uma forma divertida de celebrar a data. As crianças podem se vestir com as fantasias que criaram e apresentar suas máscaras. Essa atividade promove a autoestima e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI03EF03.

6. Contação de Histórias sobre o Carnaval

Realizar uma contação de histórias que envolvam o carnaval é uma ótima maneira de ensinar sobre a cultura brasileira. Escolha livros que falem sobre a origem do carnaval e suas tradições. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão de diferentes narrativas. Habilidade BNCC: EI03LP01.

7. Jogos de Roda com Temática de Carnaval

Os jogos de roda são uma tradição nas festividades de carnaval. Ensine as crianças a brincarem de “Ciranda Cirandinha” ou “O Cravo Brigou com a Rosa”, incorporando músicas e danças típicas. Essa atividade promove a interação social e o desenvolvimento motor. Habilidade BNCC: EI03EF02.

8. Criação de Instrumentos Musicais

As crianças podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet e latas. Após a confecção, organize uma apresentação musical com as crianças tocando suas criações. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03EF04.

9. Pintura Facial

Ofereça uma atividade de pintura facial onde as crianças podem se transformar em personagens de carnaval. Utilize tintas específicas para a pele e ensine-as a criar desenhos simples. Essa atividade promove a autoestima e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI03CG03.

10. Criação de Cartazes sobre o Carnaval

As crianças podem trabalhar em grupos para criar cartazes que expliquem o que é o carnaval e suas tradições. Essa atividade incentiva a pesquisa e a apresentação de ideias, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03LP02.