15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental de geografia

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem marcar países, capitais e características geográficas. Utilizando ferramentas digitais, como Google Maps, os alunos podem explorar diferentes regiões do mundo, identificando suas particularidades. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF15GE01), que propõe a identificação de diferentes espaços geográficos e suas características.

2. Estudo de Caso: Desastres Naturais

Os alunos podem pesquisar e apresentar casos de desastres naturais que ocorreram em diferentes partes do mundo. A atividade pode incluir a análise das causas, consequências e formas de prevenção. Essa abordagem atende à habilidade BNCC (EF15GE02), que envolve a análise de fenômenos naturais e suas implicações sociais e ambientais.

3. Criação de um Jornal Geográfico

Os alunos podem criar um jornal que aborde temas geográficos atuais, como mudanças climáticas, urbanização e conservação ambiental. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover a discussão em sala de aula. Está alinhada à habilidade BNCC (EF15GE03), que incentiva a produção de textos sobre temas geográficos.

4. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Desenvolver um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e desafios relacionados à geografia, como localização de países, capitais e características físicas. Essa atividade lúdica promove o aprendizado de forma divertida e interativa, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15GE04), que propõe a utilização de jogos como ferramenta de aprendizagem.

5. Análise de Mapas Históricos

Os alunos podem analisar mapas históricos de diferentes períodos, identificando mudanças territoriais e culturais ao longo do tempo. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a compreensão da evolução geográfica, atendendo à habilidade BNCC (EF15GE05), que envolve a análise de mapas e suas representações.

6. Projeto de Sustentabilidade Local

Os alunos podem desenvolver um projeto que vise a sustentabilidade em sua comunidade, como a criação de um horto escolar ou campanhas de reciclagem. Essa atividade promove a consciência ambiental e a cidadania, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15GE06), que propõe a reflexão sobre práticas sustentáveis.

7. Debate sobre Globalização

Organizar um debate em sala de aula sobre os impactos da globalização na geografia local e mundial. Os alunos podem pesquisar diferentes pontos de vista e apresentar suas argumentações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF15GE07), que envolve a análise crítica de fenômenos globais.

8. Visita a um Museu de Geografia

Promover uma visita a um museu que aborde temas geográficos, como geologia, climatologia e biodiversidade. Após a visita, os alunos podem realizar uma atividade de reflexão sobre o que aprenderam. Essa experiência prática está alinhada à habilidade BNCC (EF15GE08), que propõe a vivência de experiências culturais e científicas.

9. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos que representem dados geográficos, como população, PIB e recursos naturais de diferentes países. Essa atividade estimula a análise de dados e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC (EF15GE09), que envolve a interpretação de informações geográficas.

10. Simulação de Conferência Internacional

Os alunos podem participar de uma simulação de conferência internacional, onde representam diferentes países e discutem questões geográficas, como mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Essa atividade promove a empatia e a compreensão global, atendendo à habilidade BNCC (EF15GE10), que propõe a discussão de temas globais em um contexto colaborativo.