15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências naturais para séries iniciais

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de sementes e solo pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos podem plantar sementes em diferentes condições, como luz, água e tipo de solo, e observar o crescimento ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que envolve a observação de fenômenos naturais e a realização de experiências.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. A atividade pode incluir a evaporação, condensação e precipitação, permitindo que os alunos visualizem o ciclo de forma prática. Essa atividade atende à habilidade EF02CI04, que trata da compreensão dos ciclos naturais.

3. Fauna e Flora Local

Uma atividade de campo onde os alunos exploram a fauna e flora da região pode ser muito educativa. Eles podem registrar as espécies encontradas e discutir a importância da biodiversidade. Esta atividade está relacionada à habilidade EF02CI05, que envolve a identificação de seres vivos e suas interações.

4. Experiência com Sensores

Utilizar sensores para medir temperatura, umidade e luminosidade em diferentes ambientes pode ser uma atividade interessante. Os alunos podem comparar os dados coletados e discutir como esses fatores influenciam os seres vivos. Essa atividade se alinha à habilidade EF02CI06, que envolve a coleta e análise de dados.

5. Criação de Terrários

Os alunos podem criar terrários para observar o crescimento de plantas e a interação entre os seres vivos. Essa atividade permite que eles aprendam sobre ecossistemas de forma prática e divertida, alinhando-se à habilidade EF02CI07, que trata da compreensão dos ecossistemas.

6. Observação do Céu

Uma atividade de observação do céu noturno pode despertar o interesse dos alunos pela astronomia. Eles podem registrar as constelações e discutir a importância dos astros. Esta atividade está relacionada à habilidade EF02CI08, que envolve a observação e descrição de fenômenos celestes.

7. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo pode ser uma forma divertida de ensinar sobre propriedades dos líquidos. Os alunos podem observar como as substâncias se comportam e discutir suas descobertas. Essa atividade se alinha à habilidade EF02CI09, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

8. Montagem de um Mini Ecossistema

Os alunos podem montar um mini ecossistema em garrafas PET, incluindo plantas e pequenos animais, como insetos. Essa atividade permite que eles observem as interações entre os seres vivos e o ambiente. Está alinhada à habilidade EF02CI10, que trata das relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

9. Estudo dos Sentidos

Uma atividade que envolva a exploração dos cinco sentidos pode ser muito interessante. Os alunos podem realizar testes de paladar, olfato, tato, audição e visão, discutindo como cada sentido contribui para a percepção do mundo. Esta atividade se relaciona à habilidade EF02CI11, que envolve a investigação dos sentidos humanos.

10. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem criar um diário de observação onde registram suas descobertas sobre a natureza ao longo do tempo. Essa atividade estimula a curiosidade e a observação atenta, alinhando-se à habilidade EF02CI12, que envolve a prática de registrar e comunicar descobertas científicas.