15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências para EJA

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com os alunos é o cultivo de diferentes tipos de plantas. Os estudantes podem observar o crescimento, as condições ideais de luz, água e solo, e registrar suas observações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI09, que aborda a observação e o registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A habilidade EF04CI03 é contemplada, pois envolve a análise de fenômenos naturais e suas interações.

3. Experiência com Misturas

Realizar experiências com misturas homogêneas e heterogêneas é uma ótima maneira de ensinar sobre propriedades físicas. Os alunos podem misturar água com diferentes substâncias, como sal e areia, e observar os resultados. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06CI01, que trata da investigação de propriedades da matéria.

4. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar insetos em seu habitat natural pode ser uma atividade enriquecedora. Eles podem coletar dados sobre as espécies encontradas e discutir a importância dos insetos no ecossistema. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI10, que envolve a observação de seres vivos.

5. Experimentos com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos do cotidiano. Eles podem testar quais materiais são atraídos e quais não são, além de investigar a força dos ímãs. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06CI02, que aborda as propriedades dos materiais e suas interações.

6. Criação de um Terrário

Construir um terrário é uma excelente forma de ensinar sobre ecossistemas. Os alunos podem montar um mini-ecossistema em um recipiente transparente, observando as interações entre plantas e animais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI08, que envolve a compreensão de ecossistemas e suas dinâmicas.

7. Estudo do Solo

Os alunos podem coletar amostras de solo de diferentes locais e analisar suas características, como textura e cor. Essa atividade promove a compreensão da importância do solo para a vida e está alinhada à habilidade EF04CI04, que trata da análise de materiais naturais.

8. Experimentos com Luz e Som

Realizar experimentos que envolvam luz e som, como a criação de um arco-íris com um prisma ou a construção de instrumentos musicais simples, pode ser muito educativo. Essas atividades se relacionam com a habilidade EF06CI03, que aborda a investigação de fenômenos físicos.

9. Observação do Céu

Organizar uma atividade de observação do céu, onde os alunos possam identificar constelações e planetas, é uma forma interessante de ensinar astronomia. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI07, que envolve a observação de fenômenos astronômicos.

10. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre práticas sustentáveis, como reciclagem e economia de água. Essa atividade promove a conscientização ambiental e está alinhada à habilidade EF06CI04, que trata da responsabilidade social e ambiental.