15 Ideias de Atividades (BNCC) administração de recursos humanos

1. Dinâmica de Grupo: O Papel do RH

Uma atividade que promove a interação entre os alunos, onde eles devem simular uma reunião de equipe de recursos humanos. Os alunos são divididos em grupos e recebem papéis específicos, como gerente de RH, recrutador e funcionário. A habilidade BNCC correspondente é EF09EF03, que envolve a análise e a reflexão sobre as relações de trabalho e a importância do RH nas organizações.

2. Estudo de Caso: Recrutamento e Seleção

Os alunos devem analisar um estudo de caso sobre um processo de recrutamento e seleção em uma empresa fictícia. Eles devem identificar os pontos fortes e fracos do processo, propondo melhorias. A habilidade BNCC relacionada é EF09EF04, que trata da análise crítica de processos de gestão de pessoas.

3. Jogo de Simulação: Gestão de Conflitos

Nesta atividade, os alunos participam de um jogo de simulação onde devem resolver conflitos entre funcionários. A atividade permite que eles pratiquem habilidades de negociação e mediação. A habilidade BNCC correspondente é EF09EF05, que aborda a importância da comunicação e da resolução de conflitos no ambiente de trabalho.

4. Criação de um Manual de Boas Práticas de RH

Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um manual de boas práticas para a gestão de recursos humanos em uma empresa. Eles devem pesquisar e incluir tópicos como recrutamento, treinamento e desenvolvimento. A habilidade BNCC relacionada é EF09EF06, que envolve a elaboração de documentos e a organização de informações.

5. Apresentação sobre Diversidade e Inclusão

Os alunos devem preparar uma apresentação sobre a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Eles devem abordar como o RH pode promover um ambiente inclusivo. A habilidade BNCC correspondente é EF09EF07, que trata da valorização da diversidade nas relações sociais.

6. Workshop de Feedback Construtivo

Promova um workshop onde os alunos aprendem a dar e receber feedback de forma construtiva. Eles podem praticar em duplas, utilizando cenários fictícios. A habilidade BNCC relacionada é EF09EF08, que aborda a importância do feedback nas relações interpessoais.

7. Análise de Clima Organizacional

Os alunos devem realizar uma pesquisa fictícia para avaliar o clima organizacional de uma empresa. Eles devem elaborar um questionário e analisar os resultados. A habilidade BNCC correspondente é EF09EF09, que envolve a interpretação de dados e a reflexão sobre o ambiente de trabalho.

8. Elaboração de um Plano de Treinamento

Nesta atividade, os alunos devem criar um plano de treinamento para uma empresa, considerando as necessidades de desenvolvimento dos funcionários. A habilidade BNCC relacionada é EF09EF10, que trata da elaboração de planos e projetos.

9. Debate sobre Ética no Trabalho

Organize um debate onde os alunos discutem questões éticas relacionadas à administração de recursos humanos, como discriminação e assédio. A habilidade BNCC correspondente é EF09EF11, que aborda a ética nas relações de trabalho.

10. Criação de uma Campanha de Motivação

Os alunos devem desenvolver uma campanha de motivação para os funcionários de uma empresa, utilizando estratégias de comunicação e marketing. A habilidade BNCC relacionada é EF09EF12, que envolve a criação de campanhas e a utilização de recursos de comunicação.