15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre tato

1. Exploração de Texturas

Os alunos podem explorar diferentes texturas utilizando materiais como papel de lixa, algodão, seda e plástico bolha. A atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo deve descrever as sensações ao tocar cada material. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a percepção e a apreciação das diferentes texturas.

2. Jogo do Tato

Crie um jogo onde os alunos devem adivinhar objetos apenas pelo toque. Coloque diversos objetos em uma caixa e, com os olhos vendados, os alunos devem identificar os objetos apenas pelo tato. Essa atividade atende à habilidade EF02CI05, que estimula a observação e a descrição de características dos objetos.

3. Criação de Painéis Sensoriais

Os alunos podem criar painéis sensoriais utilizando diferentes materiais que proporcionem variadas sensações táteis. Cada painel deve ser acompanhado de uma descrição das texturas e sensações. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que incentiva a experimentação artística e a exploração de materiais.

4. Caça ao Tesouro Táctil

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos escondidos em uma área delimitada, utilizando apenas o tato. Eles devem descrever cada objeto encontrado. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01, que promove a exploração e a descoberta de ambientes.

5. Desenho às Cegas

Os alunos devem desenhar um objeto ou uma cena enquanto estão com os olhos vendados. Após finalizar, eles podem comparar o desenho com o objeto real. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR03, que envolve a expressão artística e a percepção sensorial.

6. Experiência com Massas

Proporcione diferentes tipos de massas (como massinha de modelar, argila e massa de pão) para que os alunos possam moldar e criar formas. A atividade pode ser acompanhada de uma reflexão sobre as texturas e a sensação ao manusear as massas, alinhando-se à habilidade EF15AR04.

7. Sensações com Alimentos

Realize uma atividade onde os alunos devem tocar e descrever diferentes alimentos, como frutas e legumes, sem olhar. Eles devem identificar as texturas e formas. Essa atividade se conecta à habilidade EF15CI03, que promove a exploração sensorial através da alimentação.

8. Experiência com Materiais Naturais

Os alunos podem coletar materiais naturais, como folhas, pedras e cascas, e explorar suas texturas. Em seguida, devem criar uma apresentação sobre as sensações que cada material proporciona. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR05, que envolve a apreciação da natureza e suas texturas.

9. Tato e Movimento

Crie uma atividade onde os alunos devem se movimentar em um espaço, tocando diferentes superfícies (como grama, areia e água). Eles devem descrever as sensações durante a atividade. Essa proposta se relaciona à habilidade EF15EF02, que estimula a percepção corporal e a exploração do ambiente.

10. Construção de Instrumentos Musicais

Os alunos podem construir instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e explorar as texturas e sons que cada um produz ao ser tocado. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR06, que incentiva a criação e a experimentação musical.