15 Ideias de Atividades (BNCC) de handebol para o ensino médio

1. Jogo de Introdução ao Handebol

Inicie as aulas com um jogo simples de handebol, onde os alunos são divididos em equipes e devem seguir as regras básicas do esporte. Essa atividade visa desenvolver a compreensão das regras e a dinâmica do jogo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Treinamento de Passes

Realize um treinamento focado em passes, onde os alunos praticam diferentes tipos de passes (curto, longo, por cima) em duplas. Essa atividade ajuda a melhorar a precisão e a comunicação entre os jogadores. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dribles e Movimentação

Promova uma atividade em que os alunos devem driblar a bola em um percurso com obstáculos. Isso desenvolve a habilidade de controle da bola e a movimentação em campo. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Jogo de Posicionamento

Organize um jogo onde os alunos devem se posicionar corretamente em campo, de acordo com as funções de cada jogador (atacante, defensor, goleiro). Essa atividade ensina a importância do posicionamento estratégico. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Simulação de Jogo

Realize uma simulação de jogo completo, onde os alunos aplicam as habilidades aprendidas em um contexto real. Essa atividade é essencial para a prática e a aplicação das regras do handebol. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Análise de Jogo

Assista a um jogo de handebol e promova uma discussão sobre as estratégias utilizadas pelas equipes. Os alunos devem identificar as jogadas e as táticas, desenvolvendo o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividade de Defesa

Crie uma atividade focada em técnicas de defesa, onde os alunos praticam como bloquear passes e chutes. Isso é fundamental para a formação de jogadores defensivos eficazes. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Torneio Interno

Organize um torneio interno de handebol entre as turmas. Essa atividade promove a competitividade saudável e o trabalho em equipe, além de aplicar as habilidades em um ambiente de jogo real. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Treinamento de Goleiros

Dedique uma aula para o treinamento específico de goleiros, onde os alunos aprendem técnicas de defesa e posicionamento. Essa atividade é crucial para a formação de goleiros competentes. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Criação de Estratégias de Jogo

Divida os alunos em grupos e peça que criem suas próprias estratégias de jogo. Após a apresentação, eles devem aplicar essas estratégias em um jogo. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento tático. Habilidade BNCC: EF15EF10.