15 Ideias de Atividades (BNCC) geografia ensino fundamental EJA

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem marcar países, capitais e características geográficas. Os alunos devem pesquisar informações sobre cada país e apresentar em sala. Habilidade BNCC: EF15GE01.

2. Estudo de Caso: Desastres Naturais

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre desastres naturais que ocorreram em diferentes regiões do Brasil. Eles devem investigar as causas, consequências e formas de prevenção. Habilidade BNCC: EF15GE02.

3. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas geográficos, como a urbanização, a preservação ambiental e a cultura local. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita. Habilidade BNCC: EF15GE03.

4. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e seu impacto no meio ambiente. Os alunos devem se preparar com dados e argumentos para defender suas opiniões. Habilidade BNCC: EF15GE04.

5. Visita a um Parque Natural

Organizar uma visita a um parque natural ou reserva ambiental, onde os alunos podem observar a biodiversidade local e discutir a importância da preservação. Habilidade BNCC: EF15GE05.

6. Projeto de Mapeamento da Comunidade

Os alunos podem desenvolver um projeto de mapeamento da comunidade, identificando pontos importantes como escolas, hospitais e áreas de lazer. Habilidade BNCC: EF15GE06.

7. Análise de Gráficos Climáticos

Os alunos devem coletar dados sobre o clima de diferentes regiões do Brasil e criar gráficos para comparar as informações. Essa atividade ajuda a entender as variações climáticas. Habilidade BNCC: EF15GE07.

8. Criação de um Blog sobre Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas pesquisas e reflexões sobre temas geográficos. Essa atividade incentiva a escrita e a utilização de ferramentas digitais. Habilidade BNCC: EF15GE08.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre geografia, onde os alunos podem testar seus conhecimentos de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15GE09.

10. Estudo de Mapas Históricos

Os alunos podem analisar mapas históricos para entender as mudanças territoriais ao longo do tempo. Essa atividade promove a reflexão sobre a história e a geografia. Habilidade BNCC: EF15GE10.

11. Pesquisa sobre Culturas Regionais

Os alunos devem pesquisar e apresentar sobre as diferentes culturas presentes nas regiões brasileiras, abordando aspectos como culinária, festas e tradições. Habilidade BNCC: EF15GE11.

12. Simulação de Conferência Internacional

Organizar uma simulação de conferência internacional onde os alunos representam diferentes países e discutem questões geográficas e ambientais. Habilidade BNCC: EF15GE12.

13. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos sobre temas geográficos, utilizando dados e informações de forma visual. Essa atividade estimula a criatividade e a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15GE13.

14. Análise de Documentários

Assistir e discutir documentários que abordem questões geográficas, como mudanças climáticas e urbanização. Os alunos devem refletir sobre os conteúdos apresentados. Habilidade BNCC: EF15GE14.

15. Experiência de Campo: Agricultura Local

Realizar uma experiência de campo em uma propriedade agrícola local, onde os alunos podem aprender sobre práticas agrícolas e a relação com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15GE15.