15 Ideias de Atividades (BNCC) ampliação de desenhos

1. Ampliação de Desenhos com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos devem trazer materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampinhas, para ampliar seus desenhos. Eles podem criar uma nova obra de arte utilizando esses materiais, estimulando a criatividade e a consciência ambiental. A habilidade BNCC correspondente é Arte (EF15AR01), que propõe a valorização de práticas artísticas e a reflexão sobre a produção de arte.

2. Desenho Coletivo em Grande Escala

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural gigante. Cada um deve contribuir com uma parte do desenho, que será ampliado em uma folha grande ou em uma parede da escola. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a colaboração, alinhando-se à habilidade BNCC Educação Artística (EF15AR02), que enfatiza a importância da interação social nas práticas artísticas.

3. Desenho e Pintura com Técnicas Mistas

Os alunos devem criar um desenho e, em seguida, ampliá-lo utilizando diferentes técnicas de pintura, como aquarela, guache e tinta acrílica. Essa atividade permite que os alunos explorem texturas e cores, desenvolvendo a habilidade de Arte (EF15AR03), que incentiva a experimentação e a criação de obras com diferentes materiais.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenhar uma história em quadrinhos, ampliando seus desenhos para contar uma narrativa. Eles devem pensar em personagens, cenários e diálogos, estimulando a criatividade e a escrita. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC Literatura (EF15LP01), que propõe a criação de narrativas e a reflexão sobre diferentes gêneros literários.

5. Desenho de Personagens de Livros

Os alunos devem escolher um personagem de um livro que leram e ampliá-lo em um desenho. Eles podem adicionar elementos que representem a história e discutir suas escolhas com os colegas. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC Literatura (EF15LP02), que incentiva a interpretação e a análise de personagens literários.

6. Ampliação de Desenhos com Fotografia

Nesta atividade, os alunos devem tirar fotos de seus desenhos e ampliá-los digitalmente. Eles podem usar programas de edição para adicionar efeitos e texturas, promovendo a integração entre arte e tecnologia. A habilidade BNCC correspondente é Arte (EF15AR04), que propõe o uso de diferentes mídias na produção artística.

7. Desenho de Paisagens Naturais

Os alunos devem observar uma paisagem natural e ampliá-la em um desenho. Eles podem usar lápis de cor, giz de cera ou aquarela para representar as cores e texturas da natureza. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC Geografia (EF15GE01), que propõe a observação e a representação do espaço geográfico.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes ampliando seus desenhos sobre temas sociais, como meio ambiente, saúde ou diversidade. Eles devem incluir informações e imagens que ajudem a transmitir a mensagem. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC Educação para a Cidadania (EF15CI01), que propõe a reflexão sobre questões sociais e a promoção da cidadania.

9. Desenho de Futuros Profissionais

Os alunos devem desenhar como imaginam seus futuros profissionais e ampliá-los em uma apresentação. Eles podem discutir suas escolhas e o que as motiva. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC Orientação Profissional (EF15OP01), que propõe a reflexão sobre o futuro e as escolhas profissionais.

10. Ampliação de Desenhos com Colagem

Nesta atividade, os alunos devem ampliar seus desenhos utilizando colagens de revistas, jornais e outros materiais impressos. Eles podem criar composições únicas que misturam diferentes elementos visuais. A habilidade BNCC correspondente é Arte (EF15AR05), que incentiva a experimentação e a criação de obras com diferentes técnicas e materiais.