15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre animais em extinção para educação infantil

1. Criação de Cartazes sobre Animais em Extinção

Nesta atividade, os alunos poderão pesquisar sobre diferentes animais em extinção e criar cartazes informativos. Eles devem incluir informações como habitat, alimentação e ameaças que esses animais enfrentam. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações sobre a biodiversidade.

2. Contação de Histórias

Os professores podem contar histórias sobre animais em extinção, utilizando livros ilustrados ou fantoches. Essa atividade estimula a imaginação e a empatia das crianças em relação aos animais. A habilidade EF15LP01 é trabalhada aqui, promovendo a compreensão de narrativas e a construção de significados.

3. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com imagens de animais em extinção e suas características. As crianças devem combinar a imagem do animal com informações sobre ele. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o conhecimento sobre a fauna, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a identificação e a apreciação das artes visuais.

4. Oficina de Artesanato

Os alunos podem criar animais em extinção utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a criatividade e a conscientização ambiental, atendendo à habilidade EF15MA01, que incentiva a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

5. Mapa da Extinção

Os alunos podem criar um mapa-múndi destacando os locais onde os animais estão em extinção. Essa atividade desenvolve a noção de geografia e a importância da preservação, alinhando-se à habilidade EF15GE01, que envolve a leitura e a interpretação de mapas.

6. Música e Dança

Crie uma música ou uma dança que represente os animais em extinção. As crianças podem inventar letras que falem sobre a importância da preservação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR02, que envolve a expressão e a apreciação das manifestações artísticas.

7. Visita a um Zoológico ou Parque Natural

Organize uma visita a um zoológico ou parque natural onde os alunos possam observar animais em extinção. Essa experiência prática ajuda a consolidar o aprendizado, alinhando-se à habilidade EF15CI02, que envolve a observação e a investigação do meio ambiente.

8. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem manter um diário de campo onde registram suas observações sobre animais em extinção. Eles podem desenhar, escrever e colar informações sobre as espécies que estudaram. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos e a organização de ideias.

9. Debate sobre Conservação

Promova um debate em sala de aula sobre a importância da conservação dos animais em extinção. Os alunos podem apresentar argumentos e discutir soluções. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP03, que envolve a argumentação e a construção de opiniões.

10. Criação de um Blog ou Site

Os alunos podem criar um blog ou site sobre animais em extinção, onde compartilham informações, fotos e vídeos. Essa atividade estimula o uso da tecnologia e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15ET01, que envolve a utilização de diferentes mídias e formatos de comunicação.