15 Ideias de Atividades (BNCC) do meio ambiente para educação infantil

1. Plantio de Mudas

Uma atividade prática que envolve o plantio de mudas de árvores ou plantas nativas da região. Os alunos podem aprender sobre a importância da flora local e como as plantas contribuem para o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF02CI01 – Identificar e compreender a importância das plantas para a vida no planeta.

2. Reciclagem de Materiais

Os alunos podem participar de um projeto de reciclagem, onde aprenderão a separar materiais recicláveis e criar novos objetos a partir deles. Essa atividade ensina sobre a redução de resíduos e a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF02CI02 – Compreender a importância da reciclagem e a redução do consumo.

3. Observação da Natureza

Levar os alunos para uma caminhada ao ar livre para observar a fauna e a flora locais. Eles podem fazer anotações e desenhos sobre o que encontraram, promovendo a curiosidade e o respeito pela natureza. Habilidade BNCC: EF02CI03 – Observar e registrar fenômenos naturais.

4. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes sobre a preservação do meio ambiente, abordando temas como poluição, desmatamento e conservação. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF02CI04 – Produzir e divulgar informações sobre a natureza.

5. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples que demonstrem a importância da água, como a filtragem de água suja. Os alunos aprendem sobre a escassez de água e a necessidade de preservá-la. Habilidade BNCC: EF02CI05 – Compreender a importância da água para a vida.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches com histórias que abordem a proteção do meio ambiente. Essa atividade estimula a expressão artística e a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF02AR05 – Criar e apresentar produções artísticas.

7. Visita a uma Reserva Ambiental

Organizar uma visita a uma reserva ambiental ou parque, onde os alunos possam aprender sobre a biodiversidade e a importância da conservação. Habilidade BNCC: EF02CI06 – Reconhecer a diversidade de seres vivos.

8. Jogo de Memória Ecológico

Criar um jogo de memória com imagens de animais e plantas ameaçados de extinção. Essa atividade ajuda os alunos a aprender sobre a biodiversidade e a importância da preservação. Habilidade BNCC: EF02CI07 – Identificar espécies ameaçadas e discutir formas de preservação.

9. Coleta de Lixo

Realizar uma atividade de coleta de lixo em um parque ou na escola. Os alunos aprendem sobre a poluição e a importância de manter o ambiente limpo. Habilidade BNCC: EF02CI08 – Compreender a relação entre o ser humano e o meio ambiente.

10. Criação de um Jardim Sensorial

Os alunos podem ajudar a criar um jardim sensorial, onde possam tocar, cheirar e observar diferentes plantas. Essa atividade estimula os sentidos e promove o aprendizado sobre a diversidade vegetal. Habilidade BNCC: EF02CI09 – Explorar e identificar diferentes tipos de plantas.