15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil eixo movimento

1. Circuito de Movimentos

Crie um circuito de atividades que envolva diferentes tipos de movimentos, como correr, pular, rastejar e girar. Os alunos podem se revezar em estações, onde cada uma delas apresenta um desafio motor. Essa atividade estimula a coordenação motora e a consciência corporal. Habilidade BNCC: (EI03EF01) – Explorar diferentes formas de movimentar o corpo.

2. Dança das Cadeiras

Utilize a clássica brincadeira da dança das cadeiras, mas com uma abordagem que incentive a movimentação criativa. Ao invés de simplesmente parar quando a música para, as crianças podem criar uma dança ou movimento específico que devem realizar ao redor das cadeiras. Habilidade BNCC: (EI03EF02) – Participar de atividades de dança e movimento.

3. Jogo do Espelho

Divida a turma em duplas e peça que um aluno faça movimentos que o outro deve imitar, como se fosse um espelho. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção corporal e a atenção. Habilidade BNCC: (EI03EF03) – Reconhecer e imitar diferentes movimentos corporais.

4. Corrida de Obstáculos

Monte uma pista de obstáculos com cones, cordas e outros materiais. As crianças devem completar o percurso, utilizando diferentes formas de locomoção, como saltos e corridas. Essa atividade promove o desenvolvimento da agilidade e do equilíbrio. Habilidade BNCC: (EI03EF04) – Realizar movimentos de forma coordenada e equilibrada.

5. Brincadeira de Estátua

Durante a música, as crianças devem dançar livremente, mas quando a música parar, elas devem congelar na posição que estão. Essa brincadeira estimula a atenção e o controle do corpo. Habilidade BNCC: (EI03EF05) – Controlar o corpo em diferentes situações de movimento.

6. A Caça ao Tesouro em Movimento

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas exigem que as crianças se movam de maneiras específicas, como pular até um certo ponto ou rastejar sob uma mesa. Essa atividade promove a exploração e a atividade física. Habilidade BNCC: (EI03EF06) – Explorar o espaço e os objetos ao redor através do movimento.

7. Yoga para Crianças

Introduza posturas de yoga adaptadas para crianças, incentivando-as a imitar os animais e a natureza. Essa prática ajuda a desenvolver a flexibilidade e a concentração. Habilidade BNCC: (EI03EF07) – Realizar movimentos que promovam o relaxamento e a concentração.

8. Jogos de Bola

Proponha jogos que envolvam o uso de bolas, como queimada ou futebol. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras, como arremessar, chutar e pegar. Habilidade BNCC: (EI03EF08) – Participar de jogos que envolvam o uso de diferentes objetos.

9. Pintura com os Pés

Coloque tinta em uma superfície grande e incentive as crianças a pintar com os pés. Essa atividade promove a criatividade e a exploração sensorial, além de estimular o movimento. Habilidade BNCC: (EI03EF09) – Explorar diferentes formas de criar e se expressar através do movimento.

10. Teatro de Sombras

Utilize uma fonte de luz e objetos para criar um teatro de sombras. As crianças podem se mover atrás da luz, criando formas e histórias com seus corpos. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão corporal. Habilidade BNCC: (EI03EF10) – Usar o corpo como meio de expressão artística.