15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre grandezas e medidas na educação infantil

1. Medindo com os pés

Uma atividade divertida que pode ser realizada ao ar livre é a medição de distâncias utilizando os próprios pés das crianças. Os alunos podem caminhar em linha reta e contar quantos passos são necessários para percorrer uma determinada distância, como o comprimento do pátio da escola. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15MA01, que envolve a comparação e a estimativa de medidas.

2. Criando uma balança de pesos

Os alunos podem construir uma balança simples utilizando cabos e garrafas plásticas. Com essa balança, as crianças podem comparar o peso de diferentes objetos, como frutas e brinquedos. Essa atividade promove a habilidade EF15MA02, que trata da comparação de massas e volumes.

3. Explorando a temperatura

Utilizando termômetros, as crianças podem medir a temperatura de diferentes ambientes, como a sala de aula e o pátio. Após a medição, os alunos podem discutir quais fatores influenciam a temperatura e como ela varia ao longo do dia. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA03, que envolve a leitura e interpretação de escalas.

4. Medindo líquidos com copos

Proporcione uma atividade onde as crianças possam medir diferentes volumes de líquidos utilizando copos de medidas. Elas podem experimentar com água, suco e outros líquidos, registrando as quantidades em um gráfico. Essa atividade se alinha à habilidade EF15MA04, que envolve a estimativa e a medição de volumes.

5. Criando um mural de medidas

As crianças podem criar um mural na sala de aula onde cada aluno contribui com uma medição de algo que encontrou em casa, como o comprimento de um lápis ou a altura de um livro. Essa atividade estimula a habilidade EF15MA05, que envolve a coleta e a organização de dados.

6. Jogo das sombras

Com a ajuda do sol, as crianças podem observar e medir as sombras de diferentes objetos em horários variados do dia. Elas podem registrar como as sombras mudam de tamanho e direção, promovendo a habilidade EF15MA06, que trata da observação e registro de fenômenos naturais.

7. Explorando formas geométricas

Utilizando materiais recicláveis, as crianças podem criar diferentes formas geométricas e medir seus lados e ângulos. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF15MA07, que envolve a identificação e a descrição de formas e suas propriedades.

8. Corrida de medidas

Organize uma corrida onde as crianças devem completar um percurso utilizando diferentes unidades de medida, como passos, saltos ou rolar uma bola. Essa atividade promove a habilidade EF15MA08, que envolve a comparação de diferentes unidades de medida.

9. A caixa de medidas

Crie uma caixa com diferentes objetos de tamanhos variados. As crianças devem adivinhar o tamanho de cada objeto e, em seguida, medi-los com régua. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15MA09, que envolve a estimativa e a medição de comprimentos.

10. A receita do dia

As crianças podem participar de uma atividade culinária, onde devem medir ingredientes utilizando copos e colheres. Essa prática não só ensina sobre medidas, mas também sobre frações e proporções, alinhando-se à habilidade EF15MA10, que envolve a aplicação de medidas em situações do cotidiano.