15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física futebol de campo

1. Jogo do Passa e Repassa

Esta atividade consiste em formar duas equipes que se posicionam em lados opostos de um campo. O objetivo é passar a bola de um jogador para outro, sem que a bola toque no chão. Os alunos devem trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades de passe e recepção. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Mini-Campeonato de Futebol

Organizar um mini-campeonato entre as turmas, onde cada equipe joga em um formato de pontos corridos. Essa atividade estimula a competitividade saudável e a prática do futebol, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dribles Criativos

Os alunos devem praticar diferentes tipos de dribles em um espaço delimitado. O professor pode criar um circuito com cones e outros obstáculos, incentivando a criatividade e a habilidade técnica dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Futebol com Balão

Uma atividade lúdica onde os alunos jogam futebol utilizando balões. Essa dinâmica ajuda a desenvolver a coordenação motora e o controle da bola de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Desafio do Gol

Os alunos devem realizar chutes a gol de diferentes distâncias e ângulos. O professor pode cronometrar o tempo e contar quantos gols cada aluno consegue fazer, promovendo a prática de finalização. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Futebol de Salão Adaptado

Adaptar as regras do futebol de salão para incluir mais jogadores e facilitar a participação de todos. Essa atividade é excelente para desenvolver habilidades de passe e posicionamento em campo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Circuito de Habilidades

Montar um circuito com diferentes estações que envolvem passes, dribles, chutes e controle de bola. Os alunos devem passar por cada estação, praticando suas habilidades de forma dinâmica e divertida. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogo do Goleiro

Dividir os alunos em equipes e designar um goleiro para cada time. O objetivo é marcar gols, mas os alunos devem também proteger seu goleiro, promovendo o trabalho em equipe e a defesa. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Futebol com Obstáculos

Criar um campo com obstáculos que os alunos devem driblar enquanto jogam. Isso ajuda a desenvolver a agilidade e a percepção espacial dos alunos, além de tornar o jogo mais desafiador. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Torneio de Penaltis

Realizar um torneio de penaltis onde cada aluno tem a chance de chutar ao gol. Essa atividade foca na precisão e na técnica de finalização, além de ser uma forma divertida de competição. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Futebol em Duplas

Os alunos formam duplas e jogam em um espaço reduzido, onde devem passar a bola entre si e tentar marcar gols. Essa atividade incentiva a comunicação e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Jogo de Posicionamento

Os alunos devem se posicionar em campo de acordo com as instruções do professor, aprendendo sobre as diferentes funções em uma equipe de futebol. Essa atividade é fundamental para entender a tática do jogo. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Futebol com Variações de Regras

Alterar as regras do futebol tradicional, como jogar sem goleiros ou com um número limitado de toques na bola. Essa variação estimula a criatividade e a adaptação dos alunos às novas situações de jogo. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Jogo da Memória do Futebol

Criar um jogo da memória utilizando cartões com imagens de jogadores, posições e regras do futebol. Essa atividade é excelente para trabalhar a memória e o conhecimento sobre o esporte. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Futebol e Música

Integrar a música ao futebol, onde os alunos devem driblar e passar a bola ao ritmo de uma canção. Essa atividade promove a coordenação motora e a diversão, tornando o aprendizado mais leve. Habilidade BNCC: EF15EF15.