15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre higiene alimentar

1. Jogo da Memória sobre Alimentos Saudáveis

Crie um jogo da memória utilizando cartões que representem diferentes alimentos saudáveis e não saudáveis. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, enquanto discutem as características de cada alimento. Essa atividade promove a identificação de alimentos que fazem parte de uma alimentação equilibrada, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a importância de hábitos saudáveis.

2. Roda de Conversa sobre Higiene Alimentar

Organize uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências sobre higiene alimentar em casa e na escola. Utilize questões como “O que você faz para manter os alimentos limpos?” e “Por que é importante lavar as mãos antes de comer?”. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a reflexão sobre práticas saudáveis.

3. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que ilustrem as etapas da higiene alimentar, como lavar as mãos, limpar superfícies e armazenar alimentos corretamente. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos e imagens para comunicar informações.

4. Experimento: Crescimento de Bactérias

Realize um experimento simples onde os alunos possam observar o crescimento de bactérias em diferentes condições de higiene. Utilize placas de Petri com gelatina e peça que os alunos toquem em superfícies limpas e sujas antes de colocarem as amostras nas placas. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a observação e experimentação científica.

5. Oficina de Receitas Saudáveis

Promova uma oficina onde os alunos possam preparar receitas saudáveis, enfatizando a importância da higiene na manipulação dos alimentos. Durante a atividade, discuta a importância de lavar frutas e verduras e de manter utensílios limpos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos culinários.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre higiene alimentar, onde os alunos devem responder questões sobre práticas saudáveis e os riscos da falta de higiene. Essa atividade pode ser realizada em grupos, estimulando a colaboração e o aprendizado coletivo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que promove a interação e a argumentação.

7. Vídeo Educativo sobre Higiene Alimentar

Os alunos podem produzir um vídeo educativo que explique a importância da higiene alimentar. Eles devem pesquisar informações, elaborar um roteiro e gravar o vídeo, que pode ser apresentado para a turma. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais.

8. Mapa Mental sobre Alimentos e Higiene

Peça aos alunos que criem um mapa mental que relacione diferentes tipos de alimentos e as práticas de higiene necessárias para cada um. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização de ideias, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP07, que aborda a construção de conhecimentos de forma visual.

9. Pesquisa sobre Doenças Relacionadas à Alimentação

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre doenças que podem ser evitadas com a higiene alimentar, como intoxicações alimentares. Eles devem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo a troca de informações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a pesquisa e a apresentação de dados.

10. Criação de um Diário Alimentar

Incentive os alunos a manter um diário alimentar por uma semana, registrando o que comeram e as práticas de higiene que utilizaram. Após a semana, promova uma discussão sobre os hábitos alimentares e a importância da higiene. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP08, que aborda a reflexão sobre hábitos pessoais.