15 Ideias de Atividades (BNCC) aprendendo as cores

1. Pintura com as Cores Primárias

Nesta atividade, os alunos irão explorar as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) através da pintura. Cada aluno receberá uma folha em branco e tintas das cores primárias. Eles devem misturar as tintas para criar novas cores, como verde, laranja e roxo. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de como as cores se combinam. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Caça ao Tesouro das Cores

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos de diferentes cores pela sala ou pátio da escola. Cada objeto encontrado deve ser classificado por cor e apresentado à turma. Essa atividade promove a observação e a identificação das cores no ambiente. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Jogo das Cores com Cartões

Crie cartões coloridos e distribua-os entre os alunos. Em seguida, chame uma cor e os alunos devem levantar o cartão correspondente. Essa atividade ajuda na memorização das cores e na interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15AR02.

4. Histórias Coloridas

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando personagens e cenários de diferentes cores. Eles podem desenhar e colorir suas histórias, o que estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Música das Cores

Utilize músicas que mencionem cores e peça para os alunos dançarem ou realizarem movimentos que representem cada cor. Essa atividade combina música e movimento, facilitando a aprendizagem lúdica. Habilidade BNCC: EF15AR03.

6. Experiência com Luz e Cores

Realize uma experiência simples com prismas ou água para mostrar como a luz branca se transforma em várias cores. Os alunos poderão observar o fenômeno e discutir sobre a importância da luz na percepção das cores. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Criação de um Mural das Cores

Os alunos podem coletar materiais de diferentes cores (papéis, tecidos, folhas) e criar um mural coletivo. Essa atividade promove a colaboração e a apreciação das diversas tonalidades. Habilidade BNCC: EF15AR04.

8. Jogo de Memória das Cores

Crie um jogo de memória com cartas que tenham cores diferentes. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na identificação e memorização das cores de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos devem recortar imagens de revistas que tenham predominância de uma cor específica e colá-las em uma folha. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e a percepção visual das cores. Habilidade BNCC: EF15AR05.

10. Experiência com Cores na Natureza

Leve os alunos para uma caminhada ao ar livre para observar as cores da natureza. Eles devem anotar ou desenhar as cores que encontrarem, promovendo a observação e a conexão com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15CI02.