15 Ideias de Atividades (BNCC) patinho feio

1. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizando fantoches, os professores podem contar a história do “Patinho Feio”, incentivando os alunos a participarem da narrativa. Essa atividade promove a habilidade de escuta e interpretação de texto, além de estimular a criatividade dos alunos ao criar suas próprias versões da história. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Desenho e Pintura do Patinho Feio

Após a leitura da história, os alunos podem desenhar e pintar o Patinho Feio. Essa atividade desenvolve a expressão artística e a coordenação motora fina. Os alunos podem discutir as cores e formas que escolheram, promovendo a habilidade de argumentação. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Dramatização da História

Os alunos podem encenar a história do Patinho Feio, dividindo os papéis entre os personagens. Essa atividade estimula a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas, além de desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Criação de um Diário do Patinho Feio

Cada aluno pode criar um diário onde narra a história do Patinho Feio sob a sua perspectiva. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a reflexão sobre os sentimentos dos personagens. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a leitura da história, o professor pode promover um jogo de perguntas e respostas sobre a narrativa. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo e estimula o pensamento crítico dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Música do Patinho Feio

Os alunos podem criar uma canção inspirada na história do Patinho Feio. Essa atividade desenvolve a musicalidade e a criatividade, além de permitir que os alunos expressem suas emoções através da música. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Debate sobre Aceitação e Diversidade

Promover um debate sobre os temas de aceitação e diversidade presentes na história do Patinho Feio. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a empatia, além de promover um ambiente de respeito e inclusão. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem criar um mural coletivo ilustrando a história do Patinho Feio. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de embelezar o ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Atividade de Leitura Compartilhada

Realizar uma leitura compartilhada da história do Patinho Feio, onde os alunos podem interagir e discutir suas partes favoritas. Essa atividade promove a leitura em voz alta e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Produção de Vídeo

Os alunos podem produzir um vídeo encenando a história do Patinho Feio. Essa atividade desenvolve habilidades de tecnologia e comunicação, além de permitir que os alunos explorem a narrativa de forma inovadora. Habilidade BNCC: EF15LP07.