15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre poesia na educação infantil

1. Leitura de Poemas Clássicos

Inicie a atividade com a leitura de poemas clássicos de autores como Cecília Meireles e Manuel de Barros. Os alunos poderão explorar a musicalidade das palavras e o ritmo dos versos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que propõe a leitura e interpretação de textos poéticos.

2. Criação de Poemas em Grupo

Divida a turma em pequenos grupos e proponha que cada grupo crie um poema coletivo. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

3. Poesia Visual

Os alunos podem criar poesias visuais, utilizando recortes de revistas e colagens. Essa atividade permite que as crianças expressem suas emoções e ideias de forma artística, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que incentiva a criação de produções artísticas.

4. Roda de Poesias

Organize uma roda de poesias onde cada aluno pode recitar um poema de sua escolha. Essa atividade promove a oralidade e a confiança ao falar em público, atendendo à habilidade EF15LP03, que foca na expressão oral e na apresentação de textos.

5. Poesia e Música

Trabalhe com canções que possuem letras poéticas. Peça aos alunos que identifiquem rimas e ritmos, relacionando a música à poesia. Essa atividade está conectada à habilidade EF15AR02, que envolve a apreciação de diferentes linguagens artísticas.

6. Jogo de Rimas

Crie um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade estimula o vocabulário e a sonoridade das palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que propõe o reconhecimento de rimas e aliterações.

7. Poesia em Movimento

Incentive os alunos a criar uma coreografia que represente a emoção de um poema. Essa atividade une arte e movimento, promovendo a habilidade EF15AR03, que envolve a expressão corporal e a interpretação de textos artísticos.

8. Poesia do Dia a Dia

Peça aos alunos que escrevam poesias sobre o cotidiano, observando o que acontece ao seu redor. Essa atividade estimula a observação e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que incentiva a produção de textos a partir de experiências pessoais.

9. Ilustração de Poemas

Após a leitura de um poema, os alunos podem ilustrá-lo, criando desenhos que representem o que sentiram ao ouvir o texto. Essa atividade está ligada à habilidade EF15AR04, que propõe a criação de ilustrações para textos literários.

10. Poesia e Natureza

Leve os alunos para um passeio ao ar livre e peça que escrevam poemas inspirados na natureza. Essa atividade promove a conexão com o meio ambiente e está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos a partir de observações do mundo natural.