15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para 4º ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras-chave relacionadas a temas estudados, como ciências ou história. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a aprendizagem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e cenários que exploram conteúdos de diferentes disciplinas. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de maneira visual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples em sala de aula, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, pode ajudar os alunos a entender conceitos de química de forma prática. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões, desenvolvendo habilidades científicas. Habilidade BNCC: EF02CI01.

4. Mapa Conceitual de um Tema Estudado

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre temas estudados, como a biodiversidade ou o sistema solar. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os conceitos. Habilidade BNCC: EF02CI02.

5. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente ou cidadania, estimula o pensamento crítico e a argumentação. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas que estão estudando, utilizando recursos como animações ou dramatizações. Essa atividade estimula a tecnologia e a criatividade, além de promover a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado pode ser uma maneira divertida de revisar o aprendizado. Os alunos podem trabalhar em grupos e competir entre si, promovendo o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde escrevem sobre eventos, entrevistas e notícias relacionadas ao ambiente escolar. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e leitura, além de promover a comunicação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

9. Atividades de Leitura Compartilhada

Realizar atividades de leitura compartilhada, onde o professor lê um texto em voz alta e os alunos discutem o conteúdo, pode enriquecer a compreensão leitora. Os alunos podem fazer anotações e compartilhar suas interpretações. Habilidade BNCC: EF15LP07.

10. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog da turma, onde publicam textos, fotos e vídeos sobre suas atividades e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita e a tecnologia, além de promover a interação entre os alunos e a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP08.