15 Ideias de Atividades (BNCC) de dança para 5º ano

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve a utilização de lenços coloridos que os alunos devem movimentar ao ritmo de uma música. Os alunos devem associar cada cor a um sentimento ou emoção, expressando isso através da dança. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de trabalhar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Coreografia em Grupo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia de dança em conjunto. Cada grupo escolhe um estilo de dança (como hip-hop, balé ou samba) e apresenta sua criação para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a colaboração, além de desenvolver a habilidade de seguir e criar ritmos. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Dança dos Animais

A “Dança dos Animais” é uma atividade lúdica onde os alunos imitam os movimentos de diferentes animais ao som de músicas que remetam a eles. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência corporal e a coordenação motora, além de ser uma forma divertida de aprender sobre os animais. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Expressão Facial e Corporal

Os alunos devem criar uma apresentação onde utilizam apenas expressões faciais e corporais para contar uma história. Essa atividade foca na comunicação não verbal e na interpretação, permitindo que os alunos explorem suas emoções e a forma como se expressam. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Dança e Literatura

Os alunos escolhem um poema ou uma história e criam uma dança que represente a narrativa. Essa atividade integra a dança com a literatura, estimulando a criatividade e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Ritmos do Mundo

Nesta atividade, os alunos exploram diferentes ritmos de dança de várias culturas ao redor do mundo. Eles aprendem sobre a origem de cada ritmo e, em seguida, praticam as danças correspondentes. Isso ajuda a desenvolver o respeito pela diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Dança e Movimento Livre

Os alunos são incentivados a dançar livremente ao som de diferentes músicas, explorando seus próprios movimentos e estilos. Essa atividade promove a autoexpressão e a liberdade criativa, permitindo que cada aluno descubra seu próprio jeito de dançar. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Dança e Jogos Teatrais

Integrando dança e teatro, os alunos participam de jogos teatrais que envolvem movimento e expressão corporal. Eles devem interpretar personagens e contar histórias através da dança, desenvolvendo habilidades de atuação e improvisação. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Dança e Tecnologia

Os alunos utilizam aplicativos ou softwares de edição de vídeo para gravar suas danças e criar um clipe musical. Essa atividade combina dança e tecnologia, permitindo que os alunos aprendam sobre edição de vídeo enquanto expressam sua criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Festival de Dança

Para encerrar o ciclo de atividades, os alunos organizam um festival de dança onde apresentam as coreografias que criaram ao longo do semestre. Essa atividade promove a autoconfiança e a valorização do trabalho em grupo, além de ser uma forma de celebrar as conquistas de todos. Habilidade BNCC: EF15AR10.