15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentos saudáveis

1. Roda de Alimentos Saudáveis

Os alunos podem participar de uma atividade em que criam uma roda de alimentos saudáveis. Utilizando cartolina e materiais recicláveis, cada estudante pode desenhar ou colar imagens de diferentes alimentos saudáveis, como frutas, verduras e grãos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade da BNCC EF15LP02, que aborda a produção de textos e a organização de ideias.

2. Jogo da Memória dos Alimentos

Crie um jogo da memória utilizando cartões que representem diferentes alimentos saudáveis. Os alunos devem encontrar os pares e, ao mesmo tempo, aprender sobre os benefícios de cada alimento. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03 da BNCC, que trata da leitura e interpretação de textos.

3. Oficina de Receitas Saudáveis

Promova uma oficina onde os alunos possam criar receitas saudáveis utilizando alimentos frescos. Eles podem trabalhar em grupos para elaborar pratos e, ao final, apresentar suas criações para a turma. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e escritos.

4. Desenho dos Alimentos Favoritos

Peça aos alunos que desenhem seus alimentos saudáveis favoritos e expliquem por que os escolheram. Essa atividade estimula a expressão artística e a argumentação, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC, que aborda a produção de textos orais e escritos.

5. Mapa dos Alimentos da Região

Os alunos podem criar um mapa que mostre os alimentos saudáveis típicos da região onde vivem. Essa atividade pode incluir pesquisa sobre a origem dos alimentos e suas propriedades nutricionais, alinhando-se à habilidade EF15CI01 da BNCC, que trata da investigação científica.

6. Quiz sobre Alimentação Saudável

Organize um quiz interativo sobre alimentação saudável, onde os alunos respondem perguntas sobre nutrientes, benefícios e curiosidades dos alimentos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

7. Criação de um Diário Alimentar

Os alunos podem manter um diário alimentar por uma semana, registrando o que comeram e refletindo sobre a qualidade dos alimentos consumidos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP07 da BNCC, que aborda a produção de textos reflexivos.

8. Teatro sobre Alimentação Saudável

Os alunos podem criar e encenar pequenas peças teatrais que abordem a importância da alimentação saudável. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15AR01 da BNCC, que trata da expressão artística.

9. Visita a uma Feira de Alimentos

Organize uma visita a uma feira de alimentos locais, onde os alunos podem conhecer e experimentar alimentos saudáveis. Após a visita, eles podem fazer uma apresentação sobre o que aprenderam, alinhando-se à habilidade EF15CI02 da BNCC, que envolve a observação e a pesquisa.

10. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre a importância de uma alimentação saudável e os benefícios de diferentes alimentos. Esses cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização entre os colegas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP08 da BNCC, que aborda a produção de textos informativos.