15 Ideias de Atividades (BNCC) meio ambiente na educação infantil

1. Criação de um Jardim Sensorial

A atividade de criar um jardim sensorial permite que as crianças explorem diferentes texturas, cheiros e cores das plantas. Os alunos podem plantar flores, ervas e vegetais, aprendendo sobre a importância da biodiversidade e do cuidado com o meio ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a exploração de diferentes ambientes e suas características.

2. Oficina de Reciclagem de Papel

Na oficina de reciclagem de papel, as crianças aprendem sobre a importância da reciclagem e como transformar papel usado em novo papel. Elas podem coletar papel, triturá-lo e misturá-lo com água para criar uma nova folha. Essa atividade promove a consciência ambiental e está relacionada à habilidade BNCC EI03ET04, que incentiva a prática de ações sustentáveis.

3. Contação de Histórias sobre a Natureza

A contação de histórias que abordam temas relacionados ao meio ambiente, como a preservação da fauna e flora, ajuda as crianças a desenvolverem empatia pela natureza. Os professores podem utilizar livros ilustrados e fantoches para tornar a atividade mais envolvente. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a apreciação de diferentes narrativas.

4. Experiência de Plantio de Sementes

Os alunos podem participar de uma atividade de plantio de sementes, onde aprendem sobre o ciclo de vida das plantas. Cada criança pode escolher uma semente para plantar em um vaso, acompanhando seu crescimento ao longo do tempo. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EI03CI01, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

5. Criação de Cartazes sobre a Preservação Ambiental

As crianças podem criar cartazes que promovam a preservação ambiental, utilizando materiais recicláveis e técnicas de colagem. Essa atividade estimula a criatividade e a conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Está alinhada à habilidade BNCC EI03AR05, que incentiva a expressão artística e a comunicação de ideias.

6. Jogo de Memória com Animais em Extinção

Um jogo de memória que apresenta animais em extinção pode ser uma forma divertida de ensinar as crianças sobre a biodiversidade e a importância da conservação. Os alunos podem aprender sobre cada animal e seu habitat, desenvolvendo a habilidade BNCC EI03EF01, que trata da valorização da diversidade da vida.

7. Experiência de Coleta de Lixo em um Parque

Levar as crianças para uma atividade de coleta de lixo em um parque local ajuda a conscientizá-las sobre a importância de manter o ambiente limpo. Elas podem aprender sobre os diferentes tipos de resíduos e como descartá-los corretamente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET05, que promove a responsabilidade social e ambiental.

8. Criação de um Livro Coletivo sobre a Natureza

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo que reúna desenhos e textos sobre a natureza. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de promover a reflexão sobre a importância do meio ambiente. Está relacionada à habilidade BNCC EI03LP02, que envolve a produção de textos e a valorização da leitura.

9. Experiência de Observação de Pássaros

Organizar uma atividade de observação de pássaros permite que as crianças aprendam sobre as diferentes espécies que habitam sua região. Elas podem usar binóculos e cadernos para registrar suas observações, desenvolvendo a habilidade BNCC EI03CI02, que envolve a exploração e a observação do mundo natural.

10. Teatro de Fantoches sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que aborde temas de sustentabilidade, como a redução do uso de plástico e a importância da reciclagem. Essa atividade estimula a expressão artística e a conscientização ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC EI03AR06, que incentiva a criação e a apresentação de produções artísticas.