15 Ideias de Atividades (BNCC) informática educacional

1. Criação de Jogos Educativos

Desenvolver jogos educativos utilizando plataformas como Scratch ou Kahoot! é uma excelente maneira de engajar os alunos. Os estudantes podem criar seus próprios jogos, aprendendo sobre lógica de programação e design. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC: EF15LP01, que envolve a criação de textos e jogos digitais.

2. Montagem de Blogs Educacionais

Os alunos podem criar blogs sobre temas que estudam, utilizando plataformas como WordPress ou Blogger. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover a troca de ideias. A habilidade BNCC: EF15LP02 é contemplada, pois envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Produção de Vídeos Educativos

Os estudantes podem produzir vídeos explicativos sobre conteúdos estudados, utilizando ferramentas como o WeVideo ou o Canva. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP03, que trata da produção de vídeos e apresentações digitais.

4. Criação de Infográficos

Utilizando ferramentas como Canva ou Piktochart, os alunos podem criar infográficos que resumem conteúdos de forma visual. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações, conforme a habilidade BNCC: EF15LP04, que envolve a representação de dados e informações.

5. Programação de Robôs

Atividades que envolvem a programação de robôs, como os kits LEGO Mindstorms, permitem que os alunos aprendam conceitos de programação e engenharia. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC: EF15LP05, que envolve a construção e programação de dispositivos tecnológicos.

6. Criação de Podcasts

Os alunos podem criar podcasts sobre temas de interesse, utilizando ferramentas como Anchor ou Audacity. Essa atividade promove a expressão oral e a pesquisa, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP06, que envolve a produção de conteúdos em áudio.

7. Simulações de Realidade Aumentada

Utilizando aplicativos como o HP Reveal, os alunos podem criar experiências de realidade aumentada que complementam o aprendizado. Essa atividade estimula a criatividade e a inovação, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP07, que envolve o uso de tecnologias digitais para criar experiências interativas.

8. Desenvolvimento de Aplicativos

Os estudantes podem aprender a desenvolver aplicativos simples utilizando plataformas como App Inventor. Essa atividade promove o aprendizado de programação e design de interfaces, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP08, que envolve a criação de soluções digitais para problemas reais.

9. Criação de Animações

Usando ferramentas como o Animaker ou o Powtoon, os alunos podem criar animações que explicam conceitos estudados. Essa atividade desenvolve a criatividade e a narrativa, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP09, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais.

10. Pesquisa e Apresentação de Dados

Os alunos podem realizar pesquisas sobre temas atuais e apresentar os dados utilizando gráficos e tabelas em ferramentas como Google Sheets. Essa atividade desenvolve habilidades analíticas e de apresentação, alinhando-se à habilidade BNCC: EF15LP10, que envolve a análise e apresentação de dados.