15 Ideias de Atividades (BNCC) avaliação educação física

1. Jogo da Memória com Esportes

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes esportes e suas regras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo o aprendizado sobre as modalidades esportivas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações, onde os alunos realizam atividades como saltos, corridas e exercícios de força. Essa dinâmica estimula a prática de diversas habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Temática Esportiva

Adaptar o tradicional jogo da dança das cadeiras, utilizando músicas que falem sobre esportes. Ao parar a música, os alunos devem realizar uma atividade relacionada ao esporte que escolheram. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Criação de Coreografias em Grupo

Os alunos devem formar grupos e criar coreografias que representem diferentes esportes. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de promover a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Torneio de Jogos Tradicionais

Realizar um torneio com jogos tradicionais, como queimada e pega-pega, onde os alunos podem aplicar estratégias e habilidades motoras. Essa atividade promove a socialização e o respeito às regras. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Aula de Yoga Adaptada

Introduzir uma aula de yoga adaptada para crianças, focando em posturas que ajudam na concentração e no relaxamento. A prática de yoga contribui para o bem-estar físico e mental dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Gincana de Conhecimentos sobre Esportes

Organizar uma gincana onde os alunos respondem perguntas sobre diferentes esportes, suas regras e curiosidades. Essa atividade estimula o aprendizado e a pesquisa sobre o tema. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Atletismo

Promover uma aula dedicada ao atletismo, onde os alunos podem experimentar corridas, saltos e arremessos. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades físicas e a compreensão das regras do atletismo. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Tabuleiro sobre Esportes

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem temas esportivos, permitindo que os alunos aprendam sobre regras e estratégias enquanto se divertem. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Natação em Grupo

Se possível, organizar uma atividade de natação em grupo, onde os alunos podem aprender técnicas básicas e a importância da segurança na água. A natação é uma habilidade essencial e promove a saúde. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Criação de um Diário de Atividades Físicas

Incentivar os alunos a manter um diário onde registram suas atividades físicas diárias, refletindo sobre os benefícios e desafios enfrentados. Essa prática promove a autoavaliação e o autoconhecimento. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Atividades de Lutas e Artes Marciais

Introduzir os alunos a atividades de lutas e artes marciais, enfatizando o respeito, a disciplina e a autodefesa. Essas práticas ajudam a desenvolver habilidades motoras e a confiança. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogos de Cooperação

Realizar jogos que exigem cooperação entre os alunos, como o “túnel humano”, onde todos devem trabalhar juntos para completar a atividade. Essa dinâmica promove o trabalho em equipe e a empatia. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividades de Orientação

Organizar uma atividade de orientação, onde os alunos devem seguir pistas e mapas para encontrar objetos ou pontos específicos. Essa atividade estimula a percepção espacial e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Simulação de Competições Olímpicas

Realizar uma simulação de competições olímpicas, onde os alunos podem participar de diferentes modalidades e aprender sobre a história das Olimpíadas. Essa atividade promove o espírito esportivo e a cultura. Habilidade BNCC: EF15EF15.