15 Ideias de Atividades (BNCC) bumba meu boi 5º ano

1. Apresentação do Bumba Meu Boi

A primeira atividade consiste em uma apresentação sobre a história e a importância cultural do Bumba Meu Boi. Os alunos podem pesquisar sobre as origens dessa manifestação folclórica, suas variações regionais e os personagens envolvidos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que aborda a apreciação e a análise de diferentes manifestações artísticas.

2. Criação de Máscaras e Fantasias

Os alunos podem criar suas próprias máscaras e fantasias inspiradas nos personagens do Bumba Meu Boi. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade EF15AR02 é contemplada, pois envolve a produção de elementos artísticos.

3. Dança do Bumba Meu Boi

Ensinar os passos da dança do Bumba Meu Boi é uma ótima maneira de integrar movimento e cultura. Os alunos podem aprender a coreografia e apresentá-la em sala de aula. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF01, que trata da prática de danças folclóricas.

4. Contação de Histórias

Os alunos podem realizar uma atividade de contação de histórias sobre o Bumba Meu Boi, utilizando elementos visuais como fantoches ou ilustrações. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de narrativas.

5. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem construir instrumentos musicais simples, como maracas e tambores, utilizando materiais recicláveis. Em seguida, podem usar esses instrumentos para acompanhar a música do Bumba Meu Boi. Essa atividade está ligada à habilidade EF15AR03, que aborda a produção musical.

6. Pesquisa sobre as Cores e Símbolos

Os alunos podem pesquisar sobre as cores e símbolos que representam o Bumba Meu Boi, criando um mural com essas informações. Essa atividade estimula a pesquisa e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF15HI01, que trata da pesquisa histórica.

7. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre a história e os personagens do Bumba Meu Boi. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação de conhecimentos, alinhando-se à habilidade EF15MAT01, que envolve a resolução de problemas.

8. Apresentação de Teatro

Os alunos podem encenar uma peça de teatro baseada na história do Bumba Meu Boi. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade EF15AR04 é contemplada, pois envolve a prática teatral.

9. Criação de um Livro de Receitas Típicas

Os alunos podem pesquisar e compilar receitas típicas da região onde o Bumba Meu Boi é celebrado, criando um livro de receitas. Essa atividade promove a pesquisa e a valorização da cultura local, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que trata da pesquisa científica.

10. Visita a uma Festa do Bumba Meu Boi

Se possível, organizar uma visita a uma festa do Bumba Meu Boi para que os alunos possam vivenciar a cultura de perto. Essa atividade proporciona uma experiência prática e enriquecedora, alinhando-se à habilidade EF15AR05, que envolve a apreciação de manifestações culturais.